Ucrânia e União Europeia encontraram-se com Trump na Casa Branca, mas Moscou sugere avançar “passo a passo” para uma cúpula de alto nível.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira (18) que iniciou os preparativos para uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. A declaração veio após Trump receber Zelensky e líderes da União Europeia na Casa Branca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a reunião, discutiram as Garantias de Segurança para a Ucrânia, que Garantias seriam fornecidas pelos diversos Países Europeus, com uma coordenação com os Estados Unidos da América. Todos estão muito satisfeitos com a possibilidade de PAZ para Rússia/Ucrânia. Ao final das reuniões, liguei para o Presidente Putin e iniciei os preparativos para uma reunião, num local a ser determinado, entre o Presidente Putin e o Presidente Zelensky. Após essa reunião ter lugar, teremos um Trilat, que envolverá os dois Presidentes, mais eu.
O chanceler alemão Friedrich Merz, que participou das conversas em Washington, confirmou que houve discussões sobre uma possível reunião Putin-Zelensky e disse que ela estava prevista para as próximas duas semanas. No entanto, ele expressou ceticismo, afirmando duvidar que Putin “tenha a coragem” de se encontrar diretamente com Zelensky.
O líder ucraniano declarou que a Rússia havia sugerido a realização de uma reunião bilateral com Trump antes de um cume trilateral. Zelenskyi enfatizou que estava pronto para se encontrar com Putin “sem quaisquer condições prévias” e reiterou seu pedido por um cessar-fogo.
De acordo com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, Putin informou a Trump que ele estava disposto a se reunir com Zelensky. No entanto, o Kremlin não confirmou isso. Em vez disso, os funcionários russos falaram da possibilidade de elevar o nível das conversas entre Moscou e Kiev, mas não se comprometeram com uma cúpula entre os líderes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, enfatizou que as reuniões envolvendo chefes de estado devem ser cuidadosamente preparadas. Ele declarou que Moscou não rejeita nenhum formato de negociação, bilateral ou trilateral, mas insistiu que as conversas devem avançar “passo a passo”, começando com especialistas de nível técnico antes de progredir para cúpulas.
O assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, confirmou posteriormente que Trump e Putin discutiram a possibilidade de “elevar o nível” das negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia, mas novamente evitou confirmar se Putin se reuniria com Zelensky.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!