Presidentes do Senado e Câmara discutem investigação em curso com foco em Tuca e outros congressistas. Operação Transparência investiga emendas parlamentares no STF
Na manhã da 6ª feira, 12 de dezembro de 2025, os presidentes da Câmara dos Deputados (Republicanos-PB) e do Senado (União Brasil-AP) se reuniram para discutir a estratégia de reação do Congresso diante de uma investigação em curso. A reunião também contou com a participação do ex-presidente do Senado (PSD-MG).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Federal iniciou nesta 6ª feira a operação Transparência. Um dos alvos da operação é Tuca, conhecida pelo apelido de Tuca, e que ocupa o cargo de chefe da Assessoria Especial do Gabinete da Presidência da Câmara desde março de 2021, conforme seu perfil no LinkedIn.
O deputado (PP-AL) exerceu a presidência da Câmara de 2021 a 2025. A operação Transparência está sendo conduzida com o apoio do ministro Flávio Dino, relator das ações que tratam da transparência das emendas no STF (Supremo Tribunal Federal).
O inquérito que apura as irregularidades na destinação de emendas parlamentares foi instruído com depoimentos de seis congressistas e de uma funcionária da Câmara. Entre os nomes envolvidos na investigação estão Cleitinho (Republicanos-MG), Adriana Ventura (Novo-SP), Dr.
Francisco (PT-PI), Fernando Marangoni (União Brasil-SP), Glauber Braga (Psol-RJ) e José Rocha (União Brasil-BA). Elza Carneiro, funcionária da Câmara, também está sob investigação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cúpula do Congresso discute uma reação conjunta à investigação. O Poder360 tentou contato com o ex-presidente da Câmara, Lira, para obter uma declaração sobre o caso. Lira informou que não há indícios de desvio de recursos e que Tuca é assessora ligada à presidência da Casa.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!