Consulta ao Lote Residual de Restituições de Fevereiro de 2026
A partir desta sexta-feira, o contribuinte pode verificar a disponibilidade de sua restituição referente ao lote residual de fevereiro de 2026. Este lote reúne um total de 204.824 restituições, destinadas tanto a contribuintes com prioridade legal quanto a aqueles sem essa prioridade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor total acumulado é de R$ 578.974.901,07.
Distribuição das Restituições
A distribuição do lote é a seguinte: R$ 337.697.578,81 serão pagos a contribuintes com prioridade legal. Especificamente, 6.632 restituições são destinadas a idosos com mais de 80 anos, 39.290 para idosos entre 60 e 79 anos, 3.264 para pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave e 10.735 para contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério. Além disso, 127.585 restituições serão pagas a contribuintes sem prioridade legal que optaram pela Declaração Pré-Preenchida ou por receber o valor via Outras Restituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como Verificar a Restituição
Para verificar se o seu nome consta no lote, o contribuinte deve seguir estes passos: acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar minha restituição”. Também é possível utilizar o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, que oferece uma consulta simplificada ou completa, por meio do extrato de processamento no e-CAC. Caso identifique alguma pendência, é possível retificar a declaração.
Funcionamento do Pagamento
O pagamento das restituições será realizado exclusivamente em conta bancário do titular da declaração. Caso ocorra algum erro nos dados bancários informados, a Receita Federal oferece a possibilidade de reagendamento, através do Banco do Brasil, com validade de até um ano após a primeira tentativa de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Para reagendar, é necessário fornecer o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Se o valor não for resgatado dentro desse período, o contribuinte pode solicitar a solicitação na rede bancária, através do Portal e-CAC, na seção “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Canais de Atendimento
Para auxiliar no reagendamento, a Receita Federal disponibiliza os seguintes canais de atendimento: pelo Banco do Brasil, através do número 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades), ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
