O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) aprovou o Renault Kardian, concedendo-lhe a classificação de cinco estrelas. O modelo já havia sido testado em 2024, obtendo quatro estrelas. Após melhorias implementadas pela fabricante, o Kardian passou por uma nova avaliação, destacando-se pela inclusão do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Vias (AEB-VRU) e otimizações no pacote de assistência.
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O veículo oferece seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como itens de série, com o AEB disponível como opção.
Desempenho do Renault Kardian nos Testes
O Kardian alcançou 83,41% em proteção a ocupantes adultos, 82,92% em ocupantes infantis, 72,96% para pedestres e usuários vulneráveis e 83,78% em assistência à segurança. O teste de impacto frontal revelou uma estrutura estável, porém com a área dos pés considerada instável.
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Na proteção ao peito, o desempenho foi marginal para o motorista e adequado para o passageiro. O impacto lateral apresentou resultados superiores, com atuação eficiente dos airbags de tórax e cortina.
Volkswagen Taos: Cinco Estrelas na Reavaliação
O Volkswagen Taos, já avaliado com cinco estrelas em 2021, recebeu novamente a nota máxima após atualizações no projeto, especialmente na dianteira, o que exigiu novas análises relacionadas à proteção de pedestres e à calibração do AEB (frenagem autônoma de emergência).
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O modelo inclui seis airbags, ESC e AEB como itens de série e obteve um desempenho superior: 90,69% em ocupante adulto, 89,80% em ocupante infantil, 67,67% para proteção de pedestres e 92,15% no índice de assistência à segurança.
Resultados do Taos nos Testes
Nos testes de impacto frontal, a estrutura permaneceu estável, com a área dos pés assegurada. Na proteção ao tórax do motorista, o desempenho foi marginal, enquanto o peito do passageiro teve avaliação adequada. No impacto lateral, a proteção foi completa, e no impacto lateral de poste, o desempenho foi classificado como bom para cabeça, pelve e abdômen, e adequado para o tórax.
Em ocupante infantil, os resultados foram completos, tanto no impacto frontal quanto no lateral.
Os resultados do Taos são válidos para unidades produzidas a partir de 28 de outubro de 2024. O lançamento do Taos 2026 no Brasil está previsto para este mês, com visual renovado.
