Senador Defende Permanência de Lira na Câmara
O senador da MDB (AL), Renan Calheiros, manifestou nesta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, seu apoio à permanência do deputado federal da sigla PP (AL), Arthur Lira, na Câmara dos Deputados. Calheiros argumentou que Lira carece de experiência para auxiliar o estado de Alagoas, justificando sua continuidade no cargo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi proferida após uma reunião com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, com foco no caso do Banco Master.
Compromisso Político para Candidatura no MDB
Renan Calheiros também anunciou que o MDB de Alagoas exigirá compromisso de votos de todos os membros da coligação para qualquer candidato a uma vaga no Senado. Segundo ele, apenas aqueles que se comprometam a votar em todos os nomes da coligação poderão ser indicados pelo partido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração sugere um cenário de alinhamento estratégico para as eleições.
Eventos e Disputas no Senado
Arthur Lira, que já cumpre seu quarto mandato na Câmara e presidiu a Casa de 2021 a 2024, planeja realizar um evento em Maceió na primeira quinzena de março para oficializar sua decisão. A data e o local do evento serão divulgados em breve. A disputa pelo Senado em 2026 promete ser acirrada, com renovação de 2/3 das cadeiras e a participação de diversos partidos, incluindo PL, MDB e MDB, além de União Brasil, Republicanos, Marina Candia, Paulão (PT) e Ítalo Bonja (PRTB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Dados de Intenção de Voto e Disputas Regionais
Em dezembro de 2025, Arthur Lira e Renan Calheiros lideravam as intenções de voto para o Senado, conforme revelado por uma pesquisa do Paraná Pesquisas. A disputa eleitoral em Alagoas, com senadores como (PL), (MDB) e (MDB) em seus mandatos que terminam em janeiro de 2027, demonstra a complexidade das relações políticas e a importância de alianças estratégicas para o sucesso nas eleições.
