Relógio do Juízo Final marca 85 segundos para a meia-noite, alertando cientistas sobre risco nuclear. Ajuste reflete tensão EUA, China e Rússia.
Cientistas atômicos revisaram suas projeções, ajustando o “Relógio do Juízo Final” nesta terça-feira (27). A marcação atual indica 85 segundos para a meia-noite, um avanço significativo em relação aos 90 segundos registrados no ano anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Boletim dos Cientistas Atômicos, organização sem fins lucrativos com sede em Chicago, atribui essa redução ao aumento da agressividade de potências nucleares como Rússia, China e Estados Unidos. A organização também destacou o declínio no controle de armas nucleares, juntamente com os conflitos em curso na Ucrânia e no Oriente Médio.
A organização expressou preocupação com o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial, considerando-os como potenciais fatores que elevam os riscos de um evento catastrófico em escala global. A análise considera a complexidade crescente das ameaças contemporâneas.
O relógio, criado em 1947, surgiu durante as tensões da Guerra Fria, decorrentes das consequências da Segunda Guerra Mundial. Representa um alerta público sobre a possibilidade de aniquilação do planeta. Esta é a terceira vez nos últimos quatro anos que a organização ajustou a marcação, refletindo a evolução da situação global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!