Departamento de Estatísticas do Trabalho Adia Divulgação do Relatório de Emprego
O Departamento de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics ou BLS) anunciou nesta segunda-feira (2) que o relatório de emprego, payroll, não-agrícola de janeiro não será publicado na sexta-feira (6) devido à paralisação parcial do governo federal norte-americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi tomada em meio a incertezas sobre o orçamento e o financiamento das agências governamentais.
Emily Liddel, comissária associada do BLS, comunicou em um comunicado à Reuters que a divulgação do relatório será remarcada assim que o financiamento do governo for retomado. A situação atual reflete a complexidade do processo legislativo em curso no Congresso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A paralisação do governo, causada pela falta de acordo entre o Senado e a Câmara dos Representantes, atrasa a análise de projetos de lei cruciais para o funcionamento de diversas áreas do governo. A Câmara dos Representantes estava prevista para analisar a legislação nesta segunda-feira (2), com a votação final marcada para terça-feira (3).
Apesar da situação, o BLS expressou otimismo de que a paralisação terminará em poucos dias. A expectativa é que a retomada do financiamento permita a publicação dos relatórios de emprego e estatísticas econômicas o mais breve possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A situação se assemelha à paralisação de 43 dias ocorrida em 2025, que também causou atrasos na divulgação de dados econômicos. No entanto, o Departamento de Comércio, incluindo o Escritório de Análise Econômica e o Escritório de Censo (Census Bureau), possui recursos financeiros até 30 de setembro e, portanto, continuará a produzir dados.
A paralisação também atrasará o relatório de ofertas de emprego JOLTS (Job Openings and Labor Turnover Survey) de dezembro do Departamento de Estatísticas do Trabalho, que estava previsto para ser divulgado na terça-feira (3). A equipe do BLS está monitorando a situação e trabalhando para minimizar o impacto na produção de informações econômicas.
