Relator propõe referendo sobre redução da maioridade penal para 16 anos, em PEC da Segurança Pública. Mendonça Filho defende participação da sociedade no debate
O deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, anunciou a inclusão de um referendo sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no texto da proposta. O referendo, conforme o deputado, seria realizado em 2028 e abordaria o aumento das punições para adolescentes envolvidos com facções criminosas e crimes violentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mendonça Filho ressaltou a importância da participação da sociedade nesse debate, que já foi discutido na Câmara dos Deputados, mas não avançou no Senado.
Outra alteração significativa proposta pelo relator é a perda de direitos políticos para todos os detentos. Essa medida, originalmente presente no Projeto de Lei Antifacção, de autoria do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), foi inserida no relatório da PEC após ter sido removida do projeto que tramita no Senado.
Mendonça Filho argumentou que indivíduos privados de liberdade não devem ter o direito de exercer o voto, evitando a “contaminação” do processo político-eleitoral.
O relatório também prevê o impedimento de progressão de regime para os chamados “supercrimes”, como delitos contra a vida, estupro seguido de morte e o exercício de liderança em facções criminosas. Além disso, a proposta autoriza a Polícia Militar a registrar ocorrências de infrações de menor potencial ofensivo, como ameaça, lesão corporal e acidentes de trânsito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas mudanças refletem uma nova abordagem na proposta original, elaborada pelo Ministério da Justiça e enviada ao Congresso pelo governo Lula.
Mendonça Filho informou que se reunirá com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira. O texto final do relatório será apresentado oficialmente nesta quarta-feira e levado à votação no plenário da Câmara na próxima terça-feira.
A expectativa é que a votação ocorra após a reunião entre o relator e o ministro da Justiça.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!