Reino Unido apoia apreensão de petroleiro russo no Atlântico Norte. Operação visa combater evasão de sanções internacionais, com apoio das Forças Armadas britânicas
O Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (7) que ofereceu suporte aos Estados Unidos na operação que resultou na apreensão de um petroleiro de bandeira russa no Atlântico Norte. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa britânico. A operação visa impedir as exportações de petróleo da Venezuela, conforme esforços de Washington.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o governo britânico, as Forças Armadas do Reino Unido prestaram “apoio operacional pré-planejado, incluindo bases”, em resposta a um pedido de assistência dos Estados Unidos. Uma embarcação militar britânica participou da perseguição ao navio, enquanto a Força Aérea Real forneceu monitoramento aéreo.
O Secretário de Defesa, John Healey, enfatizou que o alvo do petroleiro era um navio com “histórico nefasto”, ligado a redes de evasão de sanções, tanto russas quanto iranianas. A ação se enquadra nos esforços globais para combater a evasão de sanções internacionais.
Healey destacou que os Estados Unidos são o parceiro de defesa e segurança mais próximo do Reino Unido. A operação bem-sucedida demonstra a eficácia dessa colaboração. A embarcação, agora renomeada Marinera, estava sob sanções internacionais, especificamente relacionadas ao Irã.
O Ministério da Defesa ressaltou que o apoio foi fornecido “em total conformidade com a lei internacional”. A ação representa um marco importante na luta contra a evasão de sanções e reforça a parceria estratégica entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!