O governo do Reino Unido emitiu um alerta sobre o risco de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas, direcionado a oito destinos turísticos populares entre cidadãos britânicos. O Brasil não está incluído nessa lista de alerta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destinos em Alerta
Os países abrangidos pelo aviso são: Equador, Quênia, Japão, México, Nigéria, Peru, Uganda e Rússia. O alerta foi motivado por registros de mortes ou casos graves associados ao consumo de bebidas adulteradas com metanol.
Riscos e Orientações
O FCDO (Departamento de Relações Exteriores, Comunidades da Commonwealth e Desenvolvimento) ressalta que o metanol é um composto inodoro e insípido, impossível de ser detectado pelo consumidor. Recomenda que os viajantes britânicos adquiram bebidas em estabelecimentos licenciados, evitando a compra de álcool produzido informalmente ou coquetéis servidos em recipientes abertos, como baldes ou jarras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Orienta-se atenção aos sintomas de intoxicação, que incluem náusea, vômito, tontura, confusão e alterações na visão.
Situação no Brasil
Embora o Brasil não esteja no alerta britânico, o Ministério da Saúde reporta um aumento no número de notificações de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol desde agosto de 2025. Até 20 de outubro, foram registradas 104 notificações, com 47 casos confirmados e 57 ainda em investigação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Outras 578 notificações foram consideradas descartadas. Até o momento, foram confirmadas 6 mortes em São Paulo, 2 no Paraná e 2 em Pernambuco.
Casos em Investigação no Brasil
O estado de São Paulo lidera o número de casos confirmados, com 38 casos e 19 em investigação. Outros estados com casos confirmados são Pernambuco (3), Paraná (5) e Rio Grande do Sul (1). Os casos em investigação estão concentrados em São Paulo (19), Pernambuco (26), Rio de Janeiro (2), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (1), Paraná (2), Bahia (1) e Minas Gerais (1).
Tocantins (1).
