Rei Charles III e Papa Leão XIV selam reconciliação histórica

Reunião entre Rei Charles III e Papa Francisco fortalece laços entre Igreja Católica e Comunhão Anglicana após 500 anos.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Rei Charles III e Papa Leão XIV Rezem em Cerimônia de 500 Anos

A visão do rei Charles III rezando com o papa Leão XIV na Capela Sistina do Vaticano nesta quinta-feira (23) sinalizou o passo mais recente na reconciliação histórica entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana, 500 anos após a separação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto detalha a ruptura das instituições religiosas e o significado do primeiro culto conjunto entre o rei britânico e o pontífice. A separação ocorreu devido a disputas entre o rei Henrique VIII e o papa Clemente VII, em 1534, quando Henrique queria se casar com Ana Bolena, uma de suas seis esposas, na esperança de ter um herdeiro homem.

Após o rompimento, a Igreja Anglicana adotou a maioria dos princípios da Reforma Protestante, embora diferenças significativas persistam entre as duas igrejas. Durante séculos, católicos foram privados de direitos e privilégios no Reino Unido, sendo vistos como potenciais traidores devido à sua lealdade ao papa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas em 1829 o parlamento permitiu que os fiéis participassem da política ou ocupassem cargos de destaque.

Uma proibição de 300 anos que impedia o herdeiro do trono de se casar com mulheres de origem católica foi revogada em 2013. Desde então, os laços entre as duas igrejas têm melhorado constantemente. O primeiro culto conjunto de um monarca inglês e um pontífice católico desde a Reforma Inglesa foi descrito pelo jornal britânico Catholic Herald como “um verdadeiro passo à frente na unidade cristã, em vez de uma questão de formalidade estatal”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Charles III estava sentado à esquerda do papa, perto do altar da Capela Sistina, enquanto Leão XIV e o Arcebispo da Igreja Anglicana Stephen Cottrell conduziam o culto. O rei Charles III recebeu um assento especial no altar da basílica. A cadeira de madeira, reservada no futuro para uso exclusivo dos monarcas britânicos, é decorada com o brasão do rei e o lema ecumênico “Ut unum sint” (Para que sejam um).

O rei Charles III tem um longo histórico de encontros com líderes de diferentes religiões e de incentivo ao diálogo inter-religioso. A Igreja da Inglaterra é uma das 46 instituições religiosas autônomas em cerca de 165 países que, juntas, formam a Comunhão Anglicana.

Em setembro de 2022, logo após sua ascensão ao trono, Charles disse que se considerava “obrigado a respeitar aqueles que seguem outros caminhos espirituais, bem como aqueles que buscam viver suas vidas de acordo com ideais seculares”.

Sair da versão mobile