Copa 1982: Record inovou com áudio da TV e narrações de Silvio Luiz! Brasil liderado por Telê Santana foi eliminado pela Itália com 3 gols de Paolo Rossi.
Em 1982, a TV Globo detinha o monopólio das transmissões da Copa do Mundo disputada na Espanha. Enquanto isso, o Grupo Record, sob a direção da família Carvalho (ainda hoje responsável pela Jovem Pan), adotou uma estratégia inovadora: oferecia uma transmissão de rádio com áudio da televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma campanha de marketing intensa, com anúncios em jornais e revistas, gerou grande interesse. Muitos telespectadores acompanhavam os jogos na Globo, mas preferiam ouvir a narração da Record. O time de comentaristas incluía Silvio Luiz (1934-2024), Pedro Luiz Paoliello e Flávio Prado (Jovem Pan).
A descoberta dos áudios, perdidos no tempo, foi revelada por Ubiratan Leal, colega de faculdade e jornalista da ESPN. O pai de Leal possuía gravações de jogos da seleção com o som da Record, e a divulgação da descoberta foi feita por ambos.
Compartilho aqui momentos marcantes das cinco partidas da seleção brasileira em 1982, liderada por Telê Santana, que apresentou um futebol vibrante. No entanto, o futebol é competitivo, e o Brasil foi eliminado pela Itália, com três gols de Paolo Rossi, em 5 de julho, no Estádio Sarriá, em Barcelona.
Disponibilizo também a gravação da final da Copa. Os áudios da transmissão da Record são raros. A Itália e a Alemanha buscavam o tricampeonato, tentando igualar o Brasil. Com uma vitória por 3 a 1, a “squadra azzurra” conquistou o título após três empates na fase inicial (contra Peru, Polônia e Camarões).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como diria Silvio Luiz: “Acerte o seu aí, que eu arredondo o meu aqui: está valendo.”
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!