Record, Globo e Tupi: Revelações Surpreendentes Sobre os Primeiros Passos da TV no Brasil!

Record, Globo e Tupi: Descubra os primórdios da TV no Brasil! Entrevistas revelam os bastidores da TV Cultura com nomes como Paulo Carvalho e Assis Chateaubriand

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os Primeiros Passos da Televisão no Brasil

Em 1980, a TV Cultura realizou uma série de entrevistas que mergulharam na história da televisão no Brasil. O projeto buscava reunir depoimentos de figuras-chave que moldaram as emissoras de televisão, incluindo nomes como Globo, Record, Tupi, Bandeirantes, Excelsior e Paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos entrevistados era Paulo Machado de Carvalho (1901-1992), fundador da Record em 1953. Carvalho recordou o momento em que foi convencido a entrar no mercado de televisão, influenciado pelo entusiasmo de Assis Chateaubriand [fundador da Tupi, em 1950], que estava acompanhando o desenvolvimento da televisão nos Estados Unidos.

“O Assis, com suas ideias e seu jeito de viver, fez uma viagem aos Estados Unidos e trouxe novidades sobre televisão, que estava começando a surgir no Brasil. Ele me incentivou muito a entrar nesse negócio, dizendo que eu precisava ser um ‘lutador’ e aproveitar essa oportunidade”, relatou Carvalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para entender melhor a situação, Carvalho consultou seu cunhado, que também era sócio da Rádio Record, João Batista do Amaral, antes de tomar a decisão final. A Record, que começou a operar em 1953, teve um papel importante na comunicação brasileira, com programas como Família Trapo, Jovem Guarda e os Festivais da Canção.

Além de Carvalho, a TV Cultura também entrevistou Paulo Machado de Carvalho Filho (1924-2010), conhecido como Paulinho, que por muitos anos liderou a Record, e Nílton Travesso, um dos diretores de televisão mais renomados do país. A “Equipe A” da emissora, que incluía Antônio Augusto Amaral de Carvalho, Tuta (1931-2024), Raul Duarte e Manoel Carlos, foi responsável pela criação de programas icônicos da Record nas décadas de 50 e 60.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile