O governador do Paraná, (PSD), declarou que avalia a possibilidade de concorrer à Presidência da República caso fosse escolhido internamente pelo partido. A afirmação foi feita na quarta-feira (14 de janeiro de 2026) durante um anúncio de investimentos em infraestrutura viária no Jardim Botânico, em Curitiba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Discussões Internas no PSD
“Se meu nome for o escolhido internamente, fico muito honrado e, obviamente, aceito o desafio. Isso é algo que precisa ser construído dentro do partido”, disse o governador. A declaração reflete as discussões em andamento no Partido Social Democrático (PSD) sobre a possível candidatura de Ratinho Jr. às eleições presidenciais de 2026.
Reuniões com Lideranças do PSD
O governador se reuniu duas vezes na quinta-feira (8 de janeiro de 2026) e na terça-feira (13 de janeiro de 2026) com o presidente da sigla e com o presidente do Partido Progressista (PP), senador (PI). Segundo a assessoria de Ratinho Jr., as conversas avançaram, mas ainda não há consenso no partido sobre o lançamento de uma candidatura própria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prioridade a Projetos Nacionais
Durante o evento, Ratinho Jr. afirmou que a definição do PSD deve priorizar um projeto nacional, e não apenas um nome. “Não é só uma questão de nome, é uma questão de projeto. O problema da política do passado é olhar apenas para o nome. Eu quero olhar para o projeto”, declarou.
Outros Cenários e Candidatos
Em dezembro, o presidente do PSD, mencionou que, caso o governador de São Paulo, (Republicanos), não concorra à Presidência, o PSD deve lançar Ratinho Jr. ou o governador do Rio Grande do Sul, (PSDB), ao Planalto em 2026. O presidente do PSD também afastou, ao menos por ora, (PL) no 1º turno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
