Ranking revela as vias de São Paulo com mais acidentes de trânsito. Estudo Infosiga aponta os locais
Estudo do Infosiga aponta para aumento de sinistros entre setembro de 2024 e agosto de 2025.

Acidentes de Trânsito em São Paulo: Ranking e Medidas
De acordo com dados divulgados pelo Infosiga, a Marginal Pinheiros é considerada a via com o maior número de registros de acidentes de trânsito na capital paulista. No período entre setembro de 2024 e agosto de 2025, foram contabilizados 279 sinistros, incluindo quatro acidentes fatais com quatro mortes. A Rodovia Raposo Tavares, na zona oeste da cidade, ocupa o segundo lugar, com 258 sinistros e nove óbitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Avenida das Nações Unidas, onde ocorreu a morte do apresentador João Paulo Mantovani, também figura no ranking, na oitava posição. Foram registrados 176 sinistros, sendo um fatal. Outras vias perigosas incluem a Avenida 23 de Maio (zona sul) e a Marginal Tietê (nona posição). A 23 de Maio teve apenas registros não fatais (178), enquanto a Tietê contabilizou 170 sinistros, com um óbito.
Em 2024, foram registrados 29.934 sinistros (fatais e não fatais) em todo o município de São Paulo, e até o momento em 2025, 18.022 acidentes foram contabilizados. No que diz respeito aos óbitos registrados no trânsito da capital paulista, dados do Infosiga mostram que foram 1.033 mortes em 2024, contra 672 contabilizadas até o momento neste ano de 2025. Em agosto, foram 101 óbitos.
Casos Recentes e Propostas de Medidas
Na última sexta-feira (26), um acidente na Avenida dos Bandeirantes, zona sul de São Paulo, envolveu um motociclista. O influenciador Mike da Silva Bernardino, conhecido como MK Bernardino, dirigia um Porsche azul quando atropelou um motociclista, que bateu contra outro veículo. O influenciador tentou fugir, mas foi contido por outros motociclistas. A reportagem não localizou a defesa dele.
A Prefeitura de São Paulo, através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), atua continuamente para reduzir a gravidade dos sinistros e as mortes no trânsito. A “Faixa Azul”, projeto pioneiro no Brasil, reduziu em 47,2% as mortes nos trechos sinalizados, de 36 em 2023 para 19 em 2024.
Leia também:

Polícia executa novos mandados no caso de morte de ex-delegado Ruy Ferraz Fontes

Flávia Vasconcelos de Mello: Cientista Brasileira Morre em Acidente em Lisboa

Clima instável no Sudeste: Chuva e calor afetam São Paulo na segunda-feira
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Propostas para Reduzir a Velocidade
O Ministério dos Transportes está estudando um plano para baixar a velocidade das ruas. A Secretaria Nacional de Trânsito elaborou o “Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano”, com o objetivo de orientar os municípios brasileiros. A proposta é que a velocidade máxima permitida na maioria das ruas das cidades passe a ser de 30 km/h.
A proposta não é obrigatória, estando sujeita a debate pelos órgãos de mobilidade urbana. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece limites de 80 km/h em vias de tráfego rápido, 60 km/h em vias arteriais, 40 km/h em vias coletoras e 30 km/h em vias locais.