Rajadas de vento com velocidade superior a 80 quilômetros por hora causaram atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos de São Paulo na quarta-feira, 10 de maio. A segurança foi a principal preocupação, levando à suspensão temporária de pousos e decolagens, especialmente no início da manhã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Aeroporto de Congonhas, cerca de 10 voos foram redirecionados para outros aeroportos, e duas partidas foram canceladas devido à forte ventania. A situação exigiu atenção redobrada das companhias aéreas e das autoridades.
Impactos Regionais
A ventania também afetou outras regiões do país. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que as áreas Sul, Centro-Oeste e Sudeste foram impactadas, com alerta meteorológico emitido em nove estados. A situação gerou chamados para atendimento de ocorrências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dos cancelamentos de voos, a ventania provocou a queda de árvores e registros de enchentes na capital paulista. Até o momento, foram abertos 514 chamados para ocorrências relacionadas à queda de árvores e cinco registros de enchentes.
Previsão Meteorológica
Segundo o CGE, a previsão para a quarta-feira (10) é de sol, com máxima de 27°C e rajadas de vento pontuais que podem ultrapassar os 70 km/h, aumentando os riscos de quedas de árvores. Para a quinta-feira (11), espera-se sol com poucas nuvens, ventos de até 60 km/h e temperaturas variando entre 19°C na madrugada e 29°C à tarde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Já na sexta-feira (12), não há previsão de ventos fortes. O sol estará presente com temperaturas máximas de 30°C e potencial para chuva isolada no final da tarde e à noite.
A formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul também está sendo monitorada.
