Putin lança “Intervision” com foco global e Brasil em penúltimo lugar

Rússia relança “Intervision” após expulsão do concurso europeu; Putin garante que evento será “mais conhecido” globalmente. Dupla de axé do Brasil dececiona.

05/10/2025 6:44

2 min de leitura

Putin lança “Intervision” com foco global e Brasil em penúltimo lugar
(Imagem de reprodução da internet).

Intervision: O Novo Festival Musical de Putin

Desde que a Rússia anexou a Crimeia em 2014 e a União Europeia de Radiodifusão (UER) ameaçou banir o país do clássico concurso de canções Eurovision, começaram a surgir boatos de que o presidente Vladimir Putin criaria o próprio festival como alternativa. O boato virou realidade. Quando a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022, a UER foi célere: Moscou foi cortada da competição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Releitura do Festival

Por decreto presidencial, Putin relançou a própria versão do festival: o “Intervision”, que foi realizado de 20 a 21 de setembro de 2025. O festival é uma versão atualizada de um festival homônimo de música soviético criado em 1965.

Participantes e Formato

Na edição de 2025, participaram 23 países. Todos os membros originais do Brics estão na lista: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Outros aliados de Moscou também competiram. E vários ex-Estados soviéticos enviaram representantes, como Quirguistão, Tajiquistão, Cazaquistão e Uzbequistão, por exemplo.

O Festival em 2025

A Rússia escolheu o cantor Shaman, cantor de pop vocalmente pró-guerra. Ficou conhecido pela música “Ya Russky” (Eu sou russo). O Intervision oferece prêmio de 30 milhões de rublos ao vencedor (cerca de R$ 1,9 milhão). No festival, um júri define o vencedor. Os jurados assistem às apresentações e atribuem notas segundo critérios pessoais. No Eurovision, o resultado combina votos do júri e do público.

Controvérsias e Polêmicas

O Eurovision é conhecido por demonstrações, por parte dos competidores, de apoio à comunidade LGBTQIA+. A drag queen austríaca Conchita Wurst ganhou em 2014. Na Rússia, há um cerceamento progressivo da população LGBT. Em 2023, por exemplo, o Supremo Tribunal da Rússia declarou “o movimento público internacional LGBT” como organização extremista. E, em um último movimento, em 2024, a Rússia definiu o grupo como “organização terrorista”.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reações Internacionais

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, considera o Intervision 2025 é “ferramenta de propaganda cultural hostil e meio de mascarar a política agressiva da Rússia”. A organização do “Intervision” coincide com polêmica na Europa pelo festival organizado pela UER. A questão é a participação de Israel no Eurovision. Espanha, Holanda e Irlanda afirmaram que não participarão do festival em 2026 se Israel não for excluído.

Autor(a):