PT e governo gaúcho buscam formar frente ampla para avançar agenda política
Valdeci Oliveira, eleito presidente estadual da legenda em conjunto com Sofia Cavedon, comenta o contexto das eleições de 2026.

De maneira inédita, o PT gaúcho cedeu a disputa de segundo turno entre os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon e adotou uma gestão compartilhada dos destinos da legenda pelos próximos quatro anos. Valdeci assume a sigla nos dois primeiros anos e Sofia os dois restantes.
É, segundo pretende o partido, uma decisão interna, mas que também sinaliza para fora, apontando a necessidade de uma grande frente para as eleições do ano que vem.
Na conversa à qual Sofia não pode participar por estar em recuperação cirúrgica, Valdeci comenta o principal adversário de 2026, discute a influência da agenda nacional no debate regional, a importância de abrir diretórios do PT nos pequenos municípios onde não tem vereadores, a questão do desenvolvimento econômico, prioritária, mas que o Rio Grande deixou para trás nas últimas gestões e outros temas.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em colaboração com o SindBancários de Porto Alegre e Região. No sábado, um convidado ou uma convidada discutirá os principais acontecimentos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Ficha técnica da edição:
Leia também:

Carlos Bolsonaro descreve governadores de direita como “ratos”, “canalhas” e “oportunistas”

Zema anuncia pré-candidatura à presidência, com críticas ao PT e a Alexandre de Moraes

MST conquista novo assentamento no Rio Grande do Sul
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Sara Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda
Fonte por: Brasil de Fato