Proprietários de veículos em SP têm até 12/01/2026 para pagar o IPVA com desconto de 3% à vista ou parcelado em até 5x. Pagamento via Pix com QR Code! Consulte alíquotas e calendário
Os proprietários de veículos em São Paulo têm até o dia 12 de janeiro de 2026 para efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para quem realizar o pagamento à vista, há um desconto de 3%. O parcelamento do valor em até cinco vezes é uma opção disponível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para veículos de carga, o pagamento integral pode ter desconto, dependendo da data em que for realizado. O pagamento pode ser feito em instituições bancárias autorizadas ou via Pix.
Existem diversas formas de quitar o IPVA. É possível realizar o pagamento nas casas lotéricas ou nos canais digitais dos bancos parceiros do governo estadual. Para ambos os casos, é necessário informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Caso o pagamento dos anos anteriores tenha sido feito na mesma plataforma, os dados podem estar salvos na área logada. Os bancos autorizados incluem Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander, Safra, Sicoob, Daycoval, Mercantil e Rendimento.
Para facilitar o pagamento via Pix, é possível acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento e gerar o QR Code. Após o login e a geração do código, a quitação deve ser realizada em até 15 minutos. Caso o prazo expira, é necessário gerar um novo QR Code.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de confirmar a operação, o contribuinte deve verificar se os dados do destinatário são corretos, com CNPJ 46.377.222/0003-90, referente à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”.
O cálculo do IPVA 2026 é baseado no valor estipulado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), multiplicado pela alíquota determinada em cada estado. Em São Paulo, as alíquotas são: 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas, caminhonetes com cabine simples, ônibus e micro-ônibus, 1,5% para caminhões e 1% para veículos pertencentes a locadoras registradas no estado.
O calendário de pagamento do IPVA 2026 é dividido em duas categorias: para veículos leves e caminhões. Para veículos leves, as datas de vencimento são divididas por final de placa. Para caminhões, as datas de vencimento são definidas para o dia 20 de cada mês.
Em caso de vencimento em dia sem expediente bancário, a data é automaticamente prorrogada para o próximo dia útil. O parcelamento é cancelado caso o proprietário apresente atraso em alguma parcela.
Além do IPVA, os motoristas também podem regularizar a documentação de licenciamento para 2026. A taxa para o licenciamento em 2026 é de R$ 174,08. O pagamento é exigido para veículos sem pendências. As datas de vencimento também são divididas em duas categorias.
A Federação Brasileira de Bancos já permite acessar os dados de pagamento na maioria das instituições financeiras, mesmo com os pagamentos começando em julho.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!