Projeto de Lei profissionaliza arbitragem no Brasil. Aprovada na CAS, a PL 864/2019, idealizada por Veneziano Vital do Rêgo e (PL/RJ), busca homologar vínculo entre arbitragem e federações
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 864/2019, que visa a profissionalização da arbitragem no Brasil. A proposta agora segue para análise da Câmara dos Deputados. O projeto, idealizado pelos senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB) e (PL/RJ), tramita desde 2019 e já foi aprovado pela Comissão de Esporte do Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na sua apresentação inicial, o senador (PL/RJ) argumentou que a profissionalização dos árbitros é a solução mais eficaz para restaurar a credibilidade da modalidade no país. O documento do projeto propõe a homologação do vínculo empregatício entre a arbitragem e as federações estaduais e a Confederação Brasileira de Futebol.
Com a implementação da proposta, os árbitros teriam acesso a uma remuneração fixa, diferente da variação atual, que depende do número de partidas em que atuam. Além disso, a medida garantiria o acesso aos direitos trabalhistas, um ponto crucial para a categoria.
Diante do aumento de questionamentos sobre decisões em jogos do Campeonato Brasileiro, a Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados planeja ouvir especialistas do futebol. O requerimento de autoria do deputado Juninho do Pneu (União Brasil/RJ) solicita uma audiência pública com representantes da arbitragem, da CBF e de clubes.
O requerimento inclui dados sobre o aumento de erros, a falta de padronização nas análises e a inconsistência no uso do VAR. A expectativa é que, ao longo dos próximos meses, a Câmara possa formar uma decisão sobre o tema, com a participação de representantes de diversas partes do futebol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!