Professor Guilherme Francisco analisa prova do Enem 2025 com questões de biologia

Professor Guilherme Francisco avalia prova do Enem 2025: questões clássicas sobre biologia e eutrofização, arroz dourado e transgênicos.

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(Imagem de reprodução da internet).

A prova de biologia aplicada no dia 16 para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 apresentou questões que seguiram o formato tradicional, com temas esperados para o nível do ensino médio. A avaliação foi realizada pelo professor Guilherme Francisco, do Objetivo, durante uma correção extraoficial transmitida pela CNN Brasil.

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Análise da Prova por Guilherme Francisco

O professor Guilherme Francisco destacou que a prova ofereceu questões diretas e clássicas, conforme o padrão usualmente utilizado para a avaliação do Enem. Ele enfatizou a qualidade da prova, descrevendo-a como “bonita, bem feita e que seguiu os padrões esperados”.

Questões Específicas e seus Níveis de Dificuldade

Diversas questões abordaram temas relevantes para a biologia, com níveis de dificuldade variados. A questão 93, sobre o Biodigestor e a eutrofização, foi considerada clássica e de nível médio, explicando o processo que evita a poluição aquática causada por matéria orgânica.

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A questão 94, sobre o arroz dourado e a vitamina A, foi classificada como fácil, abordando o enriquecimento do arroz com betacaroteno e a relação com a deficiência dessa vitamina.

Temas Abordados na Prova

Outras questões exploraram temas como genética e codominância (questão 96), com a necessidade de interpretar um esquema de cruzamento. A questão 98, sobre bactérias transgênicas, tratou da transferência de genes do ritmo circadiano entre bactérias, gerando um organismo transgênico.

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A questão 99, sobre aves aquáticas e impermeabilidade, abordou a relação entre a produção de óleo pela glândula uropigial e a prevenção do afogamento.

Questões de Nível Médio e Fácil

A questão 101, sobre vacina e anticorpos, explicou as etapas de fabricação da vacina e a produção de proteínas neutralizadoras. A questão 104, sobre o capim-gordura no cerrado, abordou o impacto ecológico da introdução de uma planta exótica.

A questão 102, sobre sapo e toxina, exigiu a interpretação de uma situação, explicando a perda da toxina em cativeiro. A questão 107, sobre lagarto e bioma similar, exigiu a correlação de climas, indicando a Caatinga como o bioma brasileiro mais similar ao deserto onde o lagarto mencionado vive.

Questões que Exigem Atenção à Leitura

A questão 110, sobre peixe cru e neurotoxina, exigiu atenção à leitura, explicando a ação preventiva correta para evitar o rompimento dos órgãos onde a toxina se acumula.

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