Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. BdF
  3. Professor da USP critica: “País incompreensível com alto índice de analfabetismo”

Professor da USP critica: “País incompreensível com alto índice de analfabetismo”

O Brasil registra 9,1 milhões de analfabetos e 29% da população enfrenta o analfabetismo funcional.

Por: redacao

08/09/2025 19:38

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Na data comemorativa da Alfabetização, ocorrida nesta segunda-feira (8), o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Cara, manifestou sua crítica à negligência histórica do Brasil em relação ao tema. “É completamente incompreensível que, no país de Paulo Freire, que foi o maior pensador da alfabetização e da educação ao longo da vida dos adultos, o índice de analfabetismo absoluto ainda seja tão elevado”, declarou ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresentava 9,1 milhões de indivíduos com 15 anos ou mais que não dominavam a leitura ou a escrita em 2024, representando uma taxa de 5,3% da população adulta. Adicionalmente, o Indicador de Analfabetismo Funcional (Idaf) do período mais recente apontava que aproximadamente 29% da população brasileira era classificada como analfabeta funcional.

O pesquisador destaca que o impacto da alfabetização, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), se estende além da sala de aula. “Uma criança que tem contato com um adulto que retorna para a escola, quase sempre apresenta um desempenho escolar muito satisfatório porque a família valoriza a educação”, explica.

Ele explica que o analfabetismo funcional gera um problema em todos os níveis de ensino. “Se você chega até a universidade e está em situação de analfabetismo funcional, é um problema, concretamente, de algo que não ocorreu na educação básica. Isso é gravíssimo”, afirma.

A pessoa recorda que o aprendizado não é cumulativo e demanda estímulo contínuo. “Quantas vezes um indivíduo estuda um idioma estrangeiro e, por não praticar, apresenta grande dificuldade em retomar o uso da língua? Essa é a prova de que o aprendizado não é cumulativo”, comenta.

Leia também:

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudanças climáticas e desigualdades regionais

O professor ressalta que a crise climática apresenta novos desafios para a educação, como no Rio Grande do Sul, onde enchentes tornaram inviável o funcionamento das aulas em 2024. “As mudanças climáticas trazem inúmeros desafios para o aprendizado, tanto na inviabilização do curso normal das aulas, como também a climatização das salas de aula não permite um aprendizado”, afirma.

Também destaca que as desigualdades regionais expandem a exclusão educacional. “[O Norte] é uma região que ainda está muito marcada por processos de corrupção, possui um garimpo mobilizado pelo crime muito estruturado, considerando que o Brasil não respeita as populações indígenas, tampoco as ribeirinhas. Isso resulta em uma região que tem pouco acesso à educação, comparada com as outras regiões”.

Para audir e visualizar.

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
alfabetizaçãoanalfabetismoBrasileducaçãoEJA
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Finanças

Famílias economizam na volta às aulas de 2026 com dicas sustentáveis

24/01/2026 13:35 | 1 min de leitura

● Torcida Brasileira: Chance de Ganhar R$ 100 Mil na Promoção da Copa 2026!

24/01/2026 12:36 | 2 min de leitura

● Crans-Montana: Proprietário Liberto Após Tragédia com Réveillon Fatal

24/01/2026 12:40 | 1 min de leitura

● Carlos Bolsonaro Homenageia Pai e Expressa Esperança pela Libertação de Bolsonaro

24/01/2026 14:24 | 1 min de leitura

● Fluminense x Flamengo: Savarino Estreia no Clássico do Maracanã!

24/01/2026 14:29 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!