Ciência alerta: Declaração exige caminho seguro para desenvolvimento de tecnologias emergentes.
Artistas e figuras públicas de destaque lançaram um apelo urgente para que o desenvolvimento de inteligência artificial superinteligente seja interrompido até que a sociedade manifeste um desejo claro por sua criação. A iniciativa, organizada por grupos sem fins lucrativos, conta com o apoio de personalidades como Will.I.am, Kate Bush, Grimes e Stephen Fry, além de personalidades como Glenn Beck, Prince Harry e Meghan Markle.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O movimento também inclui nomes importantes da tecnologia, incluindo Sam Altman, CEO da OpenAI, e Steve Wozniak, co-fundador da Apple. A proposta, também assinada pelos pioneiros da tecnologia Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio, reflete as preocupações levantadas pelo Future of Life Institute, que há mais de uma década alerta sobre os riscos potenciais da IA para a humanidade.
Fundado em 2014, o Future of Life Institute recebeu apoio inicial de Elon Musk, CEO da Tesla (TSLA.O), e Jaan Tallinn, programador e investidor em tecnologia. A organização busca evitar que a IA represente uma ameaça à sociedade.
Apesar do apoio de figuras como Steve Bannon e Glenn Beck, a iniciativa reflete um crescente desconforto com o avanço da IA, especialmente entre setores da direita populista. Essa preocupação se intensifica com a influência de indivíduos ligados ao Vale do Silício na administração do presidente dos EUA, Donald Trump.
O Future of Life Institute também reúne o apoio de nomes como o co-fundador da Apple (AAPL.O), Steve Wozniak, a ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson, e o fundador do Virgin Group, Richard Branson, segundo informações da Reuters.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.