Em discurso proferido após a cúpula do G20, em Joanesburgo (África do Sul), no domingo (23 de novembro de 2025), o presidente do PT expressou otimismo quanto à assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, prevendo a conclusão para o dia 20 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O líder ainda declarou que não pretende realizar viagens internacionais em 2025, exceto em ocasiões relacionadas à assinatura de resoluções.
Agenda de Viagens Internacionais
O presidente planeja visitar a Índia até maio de 2026, cinco meses antes das eleições presidenciais. Durante a visita, o mandatário receberá os chefes de estado da África do Sul, e possivelmente da Coreia do Sul. O objetivo principal é diversificar os mercados consumidores para produtos brasileiros, buscando reduzir a dependência de um único país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mercosul e União Europeia: Negociações de Longa Data
O acordo Mercosul-União Europeia está em negociação há 25 anos. A formalização do acordo criará uma zona de livre comércio entre o bloco que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e os 27 países da União Europeia. As negociações foram dificultadas por obstáculos impostos por países como França e Áustria.
G20 e Discussões Globais
O Grupo dos 20 (G20), que reúne as 19 maiores economias do mundo, junto com a União Europeia e a União Africana, serve como fórum para debates sobre questões econômicas, financeiras e políticas globais. A cúpula anual de líderes é um momento de alinhamento de estratégias e busca por consensos entre países com diferentes níveis de desenvolvimento e interesses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Objetivos do Acordo
O acordo Mercosul-União Europeia visa reduzir tarifas alfandegárias, facilitar o comércio de bens e serviços, e ampliar o acesso a mercados, promovendo maior integração econômica entre os blocos. Além do comércio, o acordo inclui compromissos em áreas como propriedade intelectual, compras públicas e outras questões relacionadas à economia global.
