Presidente do Panamá prestigia Maria Corina em premiação em Oslo

Presidente do Panamá prestigia Maria Corina em Oslo com premiação de 11 milhões de coroas suecas. Reunião bilateral agendada com PM da Noruega.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Presidente do Panamá Participa de Cerimônia em Oslo

O presidente do Panamá, (Realizando Metas, direita), viajou para Oslo nesta segunda-feira, 8 de dezembro de 2025, para assistir à cerimônia de premiação da líder opositora venezuelana. O evento está agendado para a quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, na capital norueguesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente viajou acompanhado de sua primeira-dama.

O ministro dos Negócios Estrangeiros panamenho, , também fará parte da comitiva. A delegação participará de uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Noruega, , no dia da premiação. A cerimônia homenageia Maria Corina, que permanece em situação de clandestinidade na Venezuela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maria Corina confirmou sua presença no evento, apesar de sua situação. Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, ela foi escolhida por “seu trabalho incansável promovendo os direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

A líder receberá 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,2 milhões).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O presidente panamenho declarou: “Como panamenho, como presidente e como democrata, é uma grande oportunidade estar ali [em Oslo], respaldar esta mulher símbolo da luta tenaz contra uma ditadura que tem esse povo da Venezuela oprimido”. A premiação ocorre em um contexto de crise na Venezuela, com alertas dos Estados Unidos para evitar sobrevoos na região do Mar do Caribe e envio de apoio.

A situação se intensificou após o início de operações militares norte-americanas no Mar do Caribe, em agosto de 2025.

Sair da versão mobile