Presidente do Panamá prestigia Maria Corina em Oslo com premiação de 11 milhões de coroas suecas. Reunião bilateral agendada com PM da Noruega.
O presidente do Panamá, (Realizando Metas, direita), viajou para Oslo nesta segunda-feira, 8 de dezembro de 2025, para assistir à cerimônia de premiação da líder opositora venezuelana. O evento está agendado para a quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, na capital norueguesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente viajou acompanhado de sua primeira-dama.
O ministro dos Negócios Estrangeiros panamenho, , também fará parte da comitiva. A delegação participará de uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Noruega, , no dia da premiação. A cerimônia homenageia Maria Corina, que permanece em situação de clandestinidade na Venezuela.
Maria Corina confirmou sua presença no evento, apesar de sua situação. Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, ela foi escolhida por “seu trabalho incansável promovendo os direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
A líder receberá 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,2 milhões).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente panamenho declarou: “Como panamenho, como presidente e como democrata, é uma grande oportunidade estar ali [em Oslo], respaldar esta mulher símbolo da luta tenaz contra uma ditadura que tem esse povo da Venezuela oprimido”. A premiação ocorre em um contexto de crise na Venezuela, com alertas dos Estados Unidos para evitar sobrevoos na região do Mar do Caribe e envio de apoio.
A situação se intensificou após o início de operações militares norte-americanas no Mar do Caribe, em agosto de 2025.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!