O presidente da Ucrânia, (Servo do Povo, centro), anunciou na quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, uma série de reuniões de alto nível com o objetivo de buscar o fim da guerra em seu país, que já dura quatro anos. O anúncio foi feito através da rede social X.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeira Reunião Agendada
A primeira reunião está prevista para o sábado, 3 de janeiro, reunindo conselheiros de segurança nacional e membros do gabinete ucraniano. Representantes da Europa e autoridades norte-americanas participarão por videoconferência. O foco principal é a busca por soluções para a paz.
Discussão sobre Garantias de Segurança
Em seguida, para o dia 5 de janeiro, foi agendada uma reunião das Forças Armadas ucranianas, envolvendo chefes de Estado-Maior. O objetivo é discutir as garantias de segurança que a Ucrânia necessita, caso um acordo de paz seja alcançado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participação Internacional
De acordo com o presidente ucraniano, 15 países confirmaram sua participação nas reuniões, juntamente com representantes de instituições europeias e da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. A expectativa é de que a equipe norte-americana participe remotamente.
Preparativos para a Produtividade
O líder ucraniano informou que a Coligação dos Dispostos planeja realizar sua primeira reunião do ano em 6 de janeiro na França. A prioridade é garantir que as reuniões sejam produtivas, com o aumento do apoio e maior confiança política, tanto nas garantias de segurança quanto no acordo de paz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
