Interrupção de energia em SP causa prejuízo de R$ 1,54 bilhão em comércio e serviços. FecomercioSP aponta impacto em 2,2M de imóveis. Enel culpa ventos fortes e ciclone
Os setores de comércio e serviços de São Paulo sofreram perdas significativas em faturamento devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima que as perdas totalizaram pelo menos R$ 1,54 bilhão entre quarta (11.dez.2025) e quinta-feira (12.dez.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cálculo considera o impacto da falta de energia em aproximadamente 2,2 milhões de imóveis na quarta-feira e em 1 milhão de unidades na quinta-feira. A entidade destaca que esses números representam apenas uma parte dos prejuízos reais, pois não foram levados em conta os custos fixos que continuaram sendo incorridos sem a geração de receita.
A Enel, responsável pela distribuição de energia na região, atribuiu a interrupção no fornecimento a ventos fortes. Segundo o comunicado da empresa, a área de concessão foi afetada por um ciclone extratropical e um vendaval histórico, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que persistiram por cerca de 12 horas na quarta-feira.
As fortes rajadas de vento, com velocidade de até 98km/h, derrubaram árvores e lançaram galhos sobre a rede elétrica, causando a interrupção no abastecimento de energia em diversos municípios.
Os seguintes municípios foram afetados pela falta de energia elétrica: Barueri, Carapicuíba, Cajamar, Cotia, Diadema, Embu-Guaçu, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mauá, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Santo André e Santana de Parnaíba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!