Prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, orienta imigrantes sobre direitos contra abordagens do ICE após operação em Manhattan. Vídeo detalha direitos em encontros
O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, compartilhou um vídeo nas redes sociais, oferecendo orientação a imigrantes da cidade sobre como exercerem seus direitos em situações de abordagem do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA (ICE).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A publicação ocorreu após a ocorrência de uma operação do ICE no sul de Manhattan no dia 30 de novembro, que resultou na detenção de diversos imigrantes durante a manifestação.
“Como prefeito, protegerei os direitos de todos. Isso inclui os mais de 3 milhões de imigrantes que chamam esta cidade de lar”, declarou Mamdani no vídeo, que foi publicado no Instagram. A gravação detalha informações cruciais para que os imigrantes saibam como agir em encontros com agentes do ICE.
O vídeo explica que o ICE não possui permissão para entrar em espaços privados, como residências, escolas ou áreas de trabalho, sem a apresentação de um mandado judicial assinado por um juiz. Em caso de abordagem, o imigrante tem o direito de negar a entrada do agente, caso este não apresente o documento.
Mamdani também ressaltou que o imigrante tem o direito de permanecer em silêncio durante a interação e que, em caso de detenção, pode repetir a pergunta “Posso ir embora?” até obter uma resposta. Ele enfatizou que o imigrante tem o direito de filmar os agentes do ICE, desde que não interfira em nenhuma prisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prefeito concluiu o vídeo defendendo o direito constitucional ao protesto em Nova York e assegurando que continuará a lutar “todos os dias para proteger, apoiar e celebrar nossos irmãos e irmãs imigrantes”.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!