Apagões em SP: Prefeitura acusa Enel e pede intervenção da Aneel. Mais de 2,2 milhões de clientes sem energia em SP. Enel explica causas e mobiliza equipes.
A gestão do prefeito de São Paulo (MDB) anunciou nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, que buscará formalmente a intervenção da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) contra a Enel, devido aos recorrentes apagões na capital. A situação, que afetou mais de 2,2 milhões de clientes na região metropolitana, incluindo 1,5 milhão de imóveis sem energia às 19h50.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Prefeitura formalizou a reclamação por meio de um documento enviado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), exigindo explicações da Enel em até 48 horas. A solicitação centraliza-se na justificativa para a aparente falta de utilização de veículos de atendimento durante o apagão, considerando a magnitude da interrupção no fornecimento de energia.
A ação da prefeitura se repete em episódios anteriores, como os ocorridos em novembro de 2023, onde a gestão Nunes já apontava lentidão na recomposição do fornecimento e a capacidade operacional da Enel. A distribuidora nega inoperância, afirmando manter frotas maiores e veículos preparados para cada situação.
O diretor de operações da Enel SP, , atribuiu os desligamentos às fortes rajadas de vento e à queda de árvores e objetos na rede elétrica.
Cidades da Grande São Paulo, como Embu-Guaçu, Cotia, Jandira e Taboão da Serra, registraram interrupções superiores a 50%. O desabastecimento elétrico também afetou o fornecimento de água pela Sabesp, devido à impossibilidade de bombeamento. A Aneel está analisando o caso, com recomendações para avaliar se a empresa demonstra capacidade de desempenho adequado em eventos climáticos severos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Enel Distribuição São Paulo informou que a área de concessão continua afetada por fortes ventos, com a entrada de um ciclone extratropical pelo Sul. A distribuidora mobilizou 1.300 equipes para restabelecer o fornecimento, orientando os clientes a utilizarem os canais digitais para agilizar o atendimento: site, aplicativo Enel São Paulo e WhatsApp (Elena: (21) 99601-9608 – Central de Atendimento (0800 72 72 196)).
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!