Última Chamada: Prazo para Usar CPF na Nota e Reduzir Valor do IPTU e IPVA
Se você mora no Distrito Federal ou possui créditos acumulados em programas como a Nota Fiscal Paulista (DF) ou Nota Fiscal Gaúcha, é crucial ficar atento. O prazo para indicar seus saldos e obter descontos nos impostos de 2026 termina nesta terça-feira, 20 de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa é uma oportunidade de aliviar o peso dos tributos de início de ano, podendo gerar uma economia significativa ou até mesmo a isenção total do imposto, dependendo do saldo acumulado. O acúmulo de créditos é anual, e as notas fiscais emitidas ao longo de 2026 serão a base para o desconto nos impostos de 2027.
Passo a Passo Urgente: Como Indicar Créditos no DF
Para garantir o desconto, siga o roteiro:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembre-se: os veículos ou imóveis devem estar em nome do próprio contribuinte e não pode haver débitos em atraso com o GDF para que a indicação seja aceita.
Vantagens de Manter o CPF na Nota o Ano Todo
Ao manter o CPF na nota fiscal ao longo do ano, você tem diversas vantagens:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro.
- Acesse o portal oficial.
- Vá ao site e faça login com seu CPF e senha cadastrada.
- Clique na opção “Indicar Créditos” no menu principal.
- Selecione se deseja o abatimento no IPVA ou no IPTU.
- Informe o número do Renavam (para veículos) ou a Inscrição Imobiliária (para imóveis) e confirme o valor que deseja utilizar.
- Resgate em dinheiro: Em alguns estados, os créditos não utilizados no IPVA/IPTU podem ser transferidos para sua conta corrente em datas específicas.
- Sorteios: Programas como o do RS e SP realizam sorteios mensais de prêmios que podem chegar a R$ 1 milhão.
- Cidadania Fiscal: Você ajuda no combate à sonegação e garante que parte do imposto retornado pelo lojista volte para o seu bolso.
