Povos isolados da Amazônia: mais de 196 grupos desejam viver isolados, com predomínio no Brasil e na floresta amazônica.
Cerca de metade dos que vivem voluntariamente isolados do mundo enfrentam um risco significativo de desaparecer nos próximos dez anos. Essa ameaça é impulsionada por atividades como a exploração florestal e mineradora, projetos de infraestrutura e o desenvolvimento do turismo, alertou a Survival International nesta segunda-feira (27).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Queremos que o mundo e, em particular, os governos e as empresas industriais reconheçam essa urgência mundial e ajam a respeito”, declarou a diretora executiva da organização, Caroline Pearce, durante uma coletiva de imprensa em Londres, ao lado do ator Richard Gere, um defensor da causa.
Segundo a ONG, que divulgou um relatório para conscientizar sobre as ameaças, existem aproximadamente 196 povos e grupos “não contatados” – que preferem manter sua autonomia e isolamento de outras sociedades – espalhados por dez países. A maior concentração desses grupos se encontra na floresta amazônica, principalmente no Peru.
A organização também identificou a presença de alguns desses povos na Indonésia e na Índia. A Survival International criticou a situação no Peru, onde o governo está revogando leis que protegem os direitos dos povos indígenas.
“Não estamos pedindo favores aos estados. É um direito ancestral de muitas décadas”, afirmou Herlin Odicio, membro da comunidade kakataibo, que luta para garantir a proteção do grupo diante do desmatamento ilegal e do cultivo de coca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O direito internacional, em princípio, assegura a proteção dos povos indígenas e seu direito de viver em suas terras. No entanto, a aplicação dessas leis em nível nacional frequentemente apresenta falhas, segundo a Survival International.
A organização reivindica a criação de zonas protegidas para garantir a sobrevivência dessas comunidades. A comunidade kakataibo, localizada na região de Ucayali, no Peru, é um dos grupos mais vulneráveis.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!