Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Portugal vota proposta que aumenta tempo de residência para brasileiros

Portugal vota proposta que aumenta tempo de residência para brasileiros

Alvaros aumenta para 7 anos o tempo mínimo de residência no Brasil. Mudança impacta milhares de brasileiros. Leia no Poder360.

Por: redacao

28/10/2025 8:04

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Nova Lei da Cidadania Portuguesa Impacta Milhares de Brasileiros

Após a entrada em vigor da nova Lei da Cidadania Portuguesa na 5ª feira (23.out.2025), o Parlamento votará nesta 3ª feira (28.out) na proposta que pode afetar diretamente milhares de brasileiros que residem no país. A lei define os critérios para que uma pessoa se torne cidadã portuguesa, seja por nacionalidade originária ou por aquisição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta altera diversos pontos da Lei da Nacionalidade em Portugal, detalhando novas exigências e procedimentos. O documento completo, em formato PDF (284 KB), está disponível para consulta.

Principais Alterações na Lei

A nova legislação introduz mudanças significativas nos requisitos para a naturalização. O tempo mínimo de residência para a obtenção da nacionalidade portuguesa aumenta para 7 anos para cidadãos da União Europeia e de países de língua oficial portuguesa, e para 10 anos para os demais estrangeiros, como britânicos e ucranianos.

Além disso, a perda da nacionalidade portuguesa passa a ser uma possibilidade, decidida por um juiz para naturalizados condenados a penas de prisão de 5 anos ou mais por crimes graves, como terrorismo, tráfico de drogas ou crimes contra o Estado.

Requisitos para Naturalização

Para se tornar cidadão português, o candidato deverá comprovar conhecimento da língua e da cultura portuguesas, demonstrar noções sobre direitos e deveres fundamentais e sobre a organização política do país, além de fazer uma declaração de adesão aos princípios do Estado democrático.

Leia também:

Juiz Autoriza Divulgação de Registros da Investigação de Ghislaine Maxwell

Juiz Autoriza Divulgação de Registros da Investigação de Ghislaine Maxwell

Papa Leão XIV Urge União Europeia para Solução da Crise na Ucrânia

Papa Leão XIV Urge União Europeia para Solução da Crise na Ucrânia

Luciano Andrade Moreira é destaque na lista de cientistas que mais influenciaram a ciência em 2025

Luciano Andrade Moreira é destaque na lista de cientistas que mais influenciaram a ciência em 2025

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma importante mudança é que a nacionalidade deixa de ser automática para filhos de estrangeiros nascidos em Portugal, exigindo uma declaração formal e pelo menos 3 anos de residência legal de um dos pais no país.

Judeus Sefarditas

A via especial de naturalização para descendentes de judeus sefarditas portugueses foi eliminada. Essa medida, que vigorava desde 2015, não será mais utilizada. A decisão visa simplificar o processo de naturalização para outros candidatos.

Naturalização por Casamento ou União de Facto

O prazo mínimo de 3 anos de união continua sendo exigido, mas o pedido poderá ser negado em casos que envolvam risco à segurança nacional ou antecedentes criminais relevantes. A decisão visa garantir a segurança e a estabilidade do país.

Pais de Menores Portugueses

A possibilidade de naturalização de ascendentes em situação irregular, apenas por terem filhos com nacionalidade portuguesa, foi extinta. Essa medida busca garantir a segurança jurídica e a estabilidade dos menores.

Consolidação da Nacionalidade

A consolidação da nacionalidade, que ocorre após 10 anos de naturalização, poderá ser revertida se for comprovado que a cidadania foi obtida de forma fraudulenta. Essa medida visa garantir a integridade do sistema de nacionalidade.

Impacto e Discussão Política

A aprovação da lei afetará brasileiros que estão próximos de completar 5 anos desde a emissão da autorização de residência, que terão que esperar 2 anos a mais para iniciar o processo. A revisão precisa de maioria absoluta, ou seja, 116 dos 230 votos possíveis.

Os partidos de esquerda já se manifestaram contra, enquanto o PSD (Partido Social Democrata), do primeiro-ministro Luís Montenegro, o CDS e o Iniciativa Liberal são favoráveis. O Chega, que tem a pauta anti-imigração como uma das suas principais bandeiras, será decisivo.

Após negociações, um acordo foi fechado entre o PSD e o Chega, que inclui a eliminação da possibilidade de perda automática da nacionalidade, que era proposta pelo Chega. Essa medida visa garantir a segurança e a estabilidade do país. O PSD também aceitou incluir uma exceção pedida pelo Chega na regra que consolida a nacionalidade após 10 anos, permitindo a reversão da cidadania se for comprovado que foi obtida de forma fraudulenta.

O PS ficou fora do entendimento, lamentando a falta de consenso. Durante a fase de especialidade, o PSD já havia conseguido aprovar a maior parte da sua proposta, com apoio parcial do PS e concessões ao Chega, como a proibição de conceder nacionalidade a pessoas sem meios de subsistência.

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, disse em entrevista a jornalistas em Braga, na 2ª feira (27.out), que o seu partido nunca pediu que a lei fosse alterada. Ele afirmou que o PS fez um grande esforço para que fosse alcançada “uma solução mais equilibrada, mas sem sucesso”.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, declarou durante um debate na Assembleia da República que está sendo feita uma “verdadeira reforma do sistema migratório”, declarou. “Não há dignidade sem regras e acolhimento sem responsabilidade. Este governo está resolvendo o caos migratório em que deixaram o país”, disse.

Segundo o IRN (Instituto dos Registos e do Notariado), há mais de 520 mil pedidos de cidadania portuguesa em análise. PAÍS TEM MEIO MILHÃO DE BRASILEIROS Segundo o último relatório da (Agência para a Integração, Migrações e Asilo), de 2023, os brasileiros eram 368.449 em Portugal (35,3% do total de estrangeiros naquele ano).

O número não contempla brasileiros que têm cidadania de algum país da UE (União Europeia). Em março deste ano, o primeiro-ministro de Portugal, , falou em cerca de 550 mil brasileiros residindo no país. Segundo uma realizada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) de Portugal, caso o fluxo no país deixasse de existir, a população residente, calculada em 10,7 milhões de pessoas em 2024, cairia para cerca de 6 milhões em 2100.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Brasileiros Em PortugalCidadania PortuguesaLei Da NacionalidadeNaturalizaçãoProcesso NaturalizaçãoRequisitos Naturalização
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Justiça

Bolsonaro Busca Regime Domiciliar Após Cirurgias e Problemas de Saúde no Supremo

10/12/2025 4:37 | 1 min de leitura

● Cesta Básica: Preços Caem em 24 Capitais e Aliviam Orçamentos Familiares

10/12/2025 7:07 | 1 min de leitura

● Prefeitura Suspende Rodízio em SP: Medida Vale para Fim de Ano e Férias

10/12/2025 3:52 | 2 min de leitura

● Guerreiras do K-Pop: Animação Eleita Melhor Estreia pela Time em 2025

10/12/2025 3:57 | 1 min de leitura

● Governo Chinês lança novo documento com investimentos na América Latina e Caribe

10/12/2025 4:11 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!