Cinco cidadãos portugueses, dois coreanos e um suíço estão entre os 16 mortos no acidente envolvendo o Elevador da Glória, um famoso bondinho no centro de Lisboa, anunciou nesta quinta-feira (4) a Procuradoria-Geral de Portugal, que trabalha para identificar as vítimas restantes.
Uma porta-voz do Ministério Público não soube especificar se as vítimas coreanas eram da Coreia do Norte ou do Sul.
O acidente ocorreu na tarde de quarta-feira (3) próximo à Avenida da Liberdade. O renomado bondinho, que conecta a Praça do Rossio ao Bairro Alto, perdeu a trajetória e colidiu com um edifício.
Portugal enfrenta um dia de luto nacional após o descarrilamento do Elevador da Glória, um bondinho icônico de Lisboa, que resultou em pelo menos 16 fatalidades em um dos bairros mais visitados da capital.
As autoridades de emergência relataram que 20 pessoas sofreram ferimentos, sendo 11 estrangeiras: dois espanhóis, dois alemães, uma francesa, um italiano, um suíço, um canadense, um coreano, um marroquino e um cabo-verdiano.
LEIA TAMBÉM!
● Candidato Javier Milei protagoniza confronto e lançamento de pedras durante campanha na Argentina
● A Rússia afirma ser a principal nação em termos de produção de próteses para vítimas de mutilação, resultado de anos de conflito na Ucrânia
● EUA reduzem tarifas sobre importação de veículos japoneses
O Ministério Público português anunciou a instauração de uma investigação para apurar as causas do acidente. Diversos veículos de comunicação mencionaram a possibilidade de rompimento de um cabo de segurança e questionaram a qualidade dos controles de manutenção, executados por uma empresa terceirizada contratada pela operadora do sistema de transportes.
Com seu ar envelhecido, os elétricos de Lisboa tornaram-se progressivamente uma atração essencial para os turistas, embora por muito tempo tenham sido apenas um meio de transporte para os moradores da capital portuguesa, de relevo. O Elevador da Glória, inaugurado em 1885 – composto por dois vagões amarelos que sobem e descem alternadamente por meio de um sistema de contrapeso, superando um desnível de 48 metros em um trajeto de 265 metros de comprimento – sempre fez parte da história da cidade.
A prefeitura determinou a suspensão das demais três linhas de bondinho na capital portuguesa para avaliar as condições de segurança. Nos últimos anos, com o aumento do turismo, os bondinhos amarelos e outros veículos da mesma época transformaram-se em símbolos marcantes de uma cidade que recebeu mais de cinco milhões de visitantes em 2023.
O turismo, por vezes incômodo para alguns moradores, que deixaram de utilizar bondes em favor de opções como metrô ou ônibus.
Com informações da AFP publicado por Sarah Paula
Fonte por: Jovem Pan