Porto de Paranaguá: Expansão da exportação de grãos e farelos é prioridade do Paraná. Novo complexo Moegão otimiza fluxo de cargas e aumenta capacidade
O governo do Paraná está investindo significativamente na expansão da capacidade de exportação de grãos e farelos, concentrando esforços nos portos de Antonina e Paranaguá. A conclusão, prevista para fevereiro de 2026, da obra do Moegão representa um marco crucial nesse processo.
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O complexo logístico visa otimizar o recebimento de cargas de trens carregados com granéis sólidos e distribuí-las para onze terminais interligados, elevando a eficiência e a capacidade de exportação.
O projeto Moegão, com investimento de R$ 650 milhões, incluindo recursos próprios e financiamento do BNDES, centraliza o recebimento de cargas ferroviárias. A estrutura interligada a onze terminais promete aumentar a produtividade e a capacidade de movimentação de produtos.
Quando em operação, o Moegão terá capacidade para receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelos anualmente, atendendo aos terminais do Corredor de Exportação Leste (Corex). A expectativa é que o número de vagões descarregados diariamente aumente para 900, com uma movimentação de até 68 mil toneladas de produtos por dia.
O Moegão faz parte de um plano abrangente de modernização do Porto de Paranaguá, o segundo maior exportador de commodities agrícolas do Brasil, atrás apenas de Santos (SP). A Portos do Paraná tem realizado diversas ações para otimizar a infraestrutura portuária.
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Recentes ações incluem a regularização de áreas arrendáveis por meio de leilões, que geraram investimentos de R$ 5,7 bilhões e outorgas de R$ 1,1 bilhão. Também estão em andamento a conclusão do píer em “T” com novos berços de atracação, e a ampliação do canal de acesso, que permitirá a chegada de navios maiores, aumentando a capacidade de carga de 78 mil para 125 mil toneladas por embarcação.
Os portos de Paranaguá e Antonina registraram um movimento de 70 milhões de toneladas de produtos entre janeiro e os primeiros 15 dias de dezembro de 2025, um recorde histórico para a empresa pública e superior à produtividade de 2024, quinze dias antes do término do ano.
O volume movimentado até o momento é 5% maior do que o registrado no ano anterior.
Paranaguá se destaca como o maior exportador de carnes (frango, bovino e suíno) do Brasil, respondendo por cerca de 40% da exportação nacional. Além disso, é o principal canal de embarque de óleo de soja e possui o segundo maior fluxo de carregamento de soja e farelo do país.
A Portos do Paraná também se destaca no recebimento de fertilizantes, com mais de 11 milhões de toneladas movimentadas em 2025 nos portos de Paranaguá e Antonina.
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