Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Polônia anuncia o início de uma nova iniciativa militar da OTAN

Polônia anuncia o início de uma nova iniciativa militar da OTAN

O ministro da Defesa polonês, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, classificou o desempenho das forças aliadas na noite de 9 para 10 de setembro, após a invasão d…

Por: redacao

13/09/2025 16:57

3 min de leitura

Karpacz (Poland), 03/09/2025.- Polish Defence Minister Wladyslaw...
▼

A Polônia anunciou, no sábado (13), o lançamento da nova operação militar Sentinela Oriental, divulgada na sexta-feira pelo secretário-geral da Otan, Mark Rutte, para fortalecer a proteção da fronteira leste da Aliança, em resposta à violação do seu espaço aéreo por aviões não tripulados russos na terça-feira passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A operação Sentinela Oriental da Otan, que defenderá, juntamente com nossos aliados, a segurança da Europa, já começou”, declarou o ministro da Defesa, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, em uma mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).

O ministro avaliou o desempenho das forças aliadas na noite de 9 para 10 de setembro, após a invasão do espaço aéreo polonês por drones russos, como “impressionante”, destacando a “interoperabilidade, operacionalidade” e a “excelente combinação de capacidades”.

Agradeceu a todos que participaram: a Força Aérea da Holanda, nossos aliados na Itália e na Alemanha, e todos aqueles que declararam seu apoio, liderados pelos Estados Unidos, os países nórdicos e bálticos, toda a Europa Ocidental, a França e o Reino Unido. Agradeceu a todos aqueles que estão comprometidos com nossa causa comum.

Kosiniak-Kamysz acrescentou que os últimos dias foram “um teste” também para a eficácia, a capacidade operacional e a força do Exército polonês, para a eficácia da Aliança Atlântica, da União Europeia e da resistência à guerra híbrida que está sendo travada diariamente na Polônia, contra a segurança das famílias polonesas, contra o lar polonês, contra a paz nesta região do mundo.

Leia também:

Trump cobra negociações urgentes sobre Groenlândia em evento na Suíça

Trump cobra negociações urgentes sobre Groenlândia em evento na Suíça

Javier Milei apresenta estratégia econômica em Davos com foco em “ensinar a pescar”

Javier Milei apresenta estratégia econômica em Davos com foco em “ensinar a pescar”

Rutte Declara que Não Abordou Soberania Dinamarquesa sobre Groenlândia com Trump

Rutte Declara que Não Abordou Soberania Dinamarquesa sobre Groenlândia com Trump

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se alguém acredita que a guerra não lhe diz respeito, que os ataques no ciberespaço ou a desinformação não lhe dizem respeito, a noite de terça para quarta-feira, 9 e 10 de setembro de 2025, demonstrou que tudo o que a Rússia neoimperialista faz ao atacar a Ucrânia também afeta muito diretamente a Polônia, o flanco oriental da Otan e toda a Europa.

O Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia afirmou, em comunicado divulgado na rede social X, que “as ações da OTAN vão além de responder a incidentes isolados”.

A Sentinela Oriental representa mais do que uma nova iniciativa, é um indicativo claro de que as fronteiras da OTAN são intransponíveis e a segurança dos cidadãos permanece como principal prioridade, destacou o Comando Operacional, que expressou gratidão aos Aliados pela sua solidariedade com a Polônia e pela decisão de enviar forças, demonstrando uma resposta concreta que evidencia a unidade da Aliança como uma verdadeira defesa da fronteira.

O Estado-Maior do Exército polonês confirmou o início da operação da Otan com a divulgação de um vídeo que mostra o pouso de um avião de transporte A400 francês na base aérea militar de Minsk Mazowiecki, acompanhado da frase “A Operação Sentinela Oriental começou”. Segundo o portal polonês “RMF FM”, o avião transportava armas para os caças Rafale, que supostamente já estão na Polônia.

Com informações da EFE Publicado por Carol Santos

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Operação MilitarOTANPolôniaRússiaSentinela Oriental
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Alagoas

Suspeito é preso em Alagoas por desviar R$ 113 mil para apostas virtuais

23/01/2026 23:32 | 1 min de leitura

● Manchester City mira reduzir distância do Arsenal na Premier League – Guardiola fala

24/01/2026 0:34 | 1 min de leitura

● Lula critica proposta de Trump para nova ONU e alerta sobre “lei do mais forte”

23/01/2026 23:57 | 2 min de leitura

● Madison Keys segue na briga no Australian Open após vitória em oitavas

24/01/2026 0:10 | 1 min de leitura

● TikTok Cria Empresa Conjunta nos EUA para Evitar Proibição em Revisão

24/01/2026 1:22 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!