Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Polônia anuncia o início de uma nova iniciativa militar da OTAN

Polônia anuncia o início de uma nova iniciativa militar da OTAN

O ministro da Defesa polonês, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, classificou o desempenho das forças aliadas na noite de 9 para 10 de setembro, após a invasão d…

Por: redacao

13/09/2025 16:57

3 min de leitura

Karpacz (Poland), 03/09/2025.- Polish Defence Minister Wladyslaw...
▼

A Polônia anunciou, no sábado (13), o lançamento da nova operação militar Sentinela Oriental, divulgada na sexta-feira pelo secretário-geral da Otan, Mark Rutte, para fortalecer a proteção da fronteira leste da Aliança, em resposta à violação do seu espaço aéreo por aviões não tripulados russos na terça-feira passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A operação Sentinela Oriental da Otan, que defenderá, juntamente com nossos aliados, a segurança da Europa, já começou”, declarou o ministro da Defesa, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, em uma mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).

O ministro avaliou o desempenho das forças aliadas na noite de 9 para 10 de setembro, após a invasão do espaço aéreo polonês por drones russos, como “impressionante”, destacando a “interoperabilidade, operacionalidade” e a “excelente combinação de capacidades”.

Agradeceu a todos que participaram: a Força Aérea da Holanda, nossos aliados na Itália e na Alemanha, e todos aqueles que declararam seu apoio, liderados pelos Estados Unidos, os países nórdicos e bálticos, toda a Europa Ocidental, a França e o Reino Unido. Agradeceu a todos aqueles que estão comprometidos com nossa causa comum.

Kosiniak-Kamysz acrescentou que os últimos dias foram “um teste” também para a eficácia, a capacidade operacional e a força do Exército polonês, para a eficácia da Aliança Atlântica, da União Europeia e da resistência à guerra híbrida que está sendo travada diariamente na Polônia, contra a segurança das famílias polonesas, contra o lar polonês, contra a paz nesta região do mundo.

Leia também:

Golpe Frustrado no Benim: Tentativa de Estado Falha e Governo Reage

Golpe Frustrado no Benim: Tentativa de Estado Falha e Governo Reage

Netanyahu Projeta Avanço na Segunda Fase do Acordo de Gaza

Netanyahu Projeta Avanço na Segunda Fase do Acordo de Gaza

Macron alerta China sobre déficit comercial e busca soluções com a UE

Macron alerta China sobre déficit comercial e busca soluções com a UE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se alguém acredita que a guerra não lhe diz respeito, que os ataques no ciberespaço ou a desinformação não lhe dizem respeito, a noite de terça para quarta-feira, 9 e 10 de setembro de 2025, demonstrou que tudo o que a Rússia neoimperialista faz ao atacar a Ucrânia também afeta muito diretamente a Polônia, o flanco oriental da Otan e toda a Europa.

O Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia afirmou, em comunicado divulgado na rede social X, que “as ações da OTAN vão além de responder a incidentes isolados”.

A Sentinela Oriental representa mais do que uma nova iniciativa, é um indicativo claro de que as fronteiras da OTAN são intransponíveis e a segurança dos cidadãos permanece como principal prioridade, destacou o Comando Operacional, que expressou gratidão aos Aliados pela sua solidariedade com a Polônia e pela decisão de enviar forças, demonstrando uma resposta concreta que evidencia a unidade da Aliança como uma verdadeira defesa da fronteira.

O Estado-Maior do Exército polonês confirmou o início da operação da Otan com a divulgação de um vídeo que mostra o pouso de um avião de transporte A400 francês na base aérea militar de Minsk Mazowiecki, acompanhado da frase “A Operação Sentinela Oriental começou”. Segundo o portal polonês “RMF FM”, o avião transportava armas para os caças Rafale, que supostamente já estão na Polônia.

Com informações da EFE Publicado por Carol Santos

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Operação MilitarOTANPolôniaRússiaSentinela Oriental
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

China

China registra superávit comercial histórico de US$ 1 trilhão em 2025

08/12/2025 10:58 | 1 min de leitura

● Isadora Frankenthal: Estudo Liga Trabalho por Aplicativos à Redução da Criminalidade em SP

08/12/2025 10:49 | 1 min de leitura

● Banco Central eleva projeções de juros e revisa inflação para 2026 e 2025

08/12/2025 11:51 | 1 min de leitura

● Jessie J e Kate Middleton revelam conexão em luta contra o câncer

08/12/2025 11:52 | 1 min de leitura

● Essential Lança Modelo de IA Aberto Rnj-1A com Desempenho Surpreendente

08/12/2025 10:10 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!