Políticos da Oposição pedem investigação no Banco Master! 🚨 CPMI é protocolada com 280 assinaturas e pode ser automatizada. Saiba mais!
Deputados da oposição protocolaram, nesta terça-feira (3 de fevereiro de 2026), um pedido para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar o caso do Banco Master. O documento contou com o apoio de 280 parlamentares – deputados e senadores –, um número significativamente superior ao exigido para a instalação da comissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pedido foi apresentado pelo deputado federal do PL-RJ, pouco antes do início do recesso parlamentar, que ocorreu em dezembro de 2025. A iniciativa resultou em um acréscimo de 80 assinaturas em relação ao mínimo necessário, que é de 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores, totalizando 198 parlamentares – o que representa aproximadamente um terço da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Segundo os proponentes, após a coleta das assinaturas necessárias, a instalação da CPMI deve ser automatizada, conforme previsto no artigo 21 do regimento interno do Congresso Nacional. A decisão final sobre a criação da comissão cabe ao presidente do Congresso Nacional, atualmente representado pelo partido União Brasil – AP, que ainda não definiu a data para a análise do requerimento em sessão conjunta da Câmara e do Senado.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!