Polícia Militar apreende objetos perfurocortantes nos megablocos do Rio. Operação busca garantir segurança em eventos carnavalescos. #RioDeJaneiro #Carnaval2026
Durante o primeiro fim de semana dos desfiles dos megablocos no Centro do Rio de Janeiro, a Polícia Militar do Rio de Janeiro realizou apreensões de 82 objetos perfurocortantes. Os itens, que incluem facas, tesouras, estiletes e canivetes, juntamente com garrafas de vidro, foram retidos em barreiras de segurança durante as ações preventivas nos “Chá da Alice” (sábado, 24) e no “Megabloco da Lexa” (domingo, 25).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação faz parte do esforço contínuo da PM para garantir a segurança dos foliões durante o período carnavalesco.
Para lidar com o grande volume de foliões na abertura oficial da temporada carnavalesca de 2026, a Secretaria de Estado de Segurança Pública mobilizou um contingente de 1.410 agentes. O policiamento foi concentrado no Circuito Preta Gil, que compreende o trajeto da Praça da Candelária até as proximidades do Aterro do Flamengo, passando por vias estratégicas como a Rua 1º de Março e a Avenida Antônio Carlos.
A estratégia visa garantir a segurança e o bom andamento dos desfiles.
O esquema de segurança deste ano investiu em tecnologia de vigilância. A Unidade de Operações Policiais Especiais (BOPE) utilizou helicópteros e drones equipados com softwares de reconhecimento facial, transmitindo imagens em tempo real para um carro-comando posicionado próximo à Alerj.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Torres de observação foram instaladas ao longo do percurso para auxiliar na identificação de possíveis focos de tumulto.
No chão, equipes especializadas atuaram para garantir a segurança. O Grupamento de Patrulhamento em Multidão (GPM), identificado por capacetes brancos, atuou infiltrado entre os foliões, coibindo brigas e arrastões. Além disso, policiais montados na Central do Brasil e na Cinelândia, juntamente com equipes do Batalhão de Choque e motociclistas táticos, foram utilizados para garantir a fluidez da dispersão de multidões.
De acordo com a Polícia Militar, o objetivo central das revistas e do monitoramento eletrônico foi impedir a entrada de armas brancas e recipientes de vidro no perímetro dos blocos. A operação faz parte de um planejamento especial de segurança que deve permanecer em vigor durante todos os fins de semana de grandes eventos até o encerramento do Carnaval.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!