Polícia Federal investiga desvio de recursos e fraudes em licitações de saúde no RN. Operação da CGU em Mossoró e outros municípios.
A Polícia Federal, em operação realizada na terça-feira, 27 de janeiro de 2026, investiga suspeitas de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações de saúde no Rio Grande do Norte. A operação, que envolve a Controladoria-Geral da União (CGU), resultou na execução de 35 mandados de busca e apreensão em diversos municípios do estado, incluindo Mossoró, Natal, São Miguel, Upanema, Serra do Mel, Pau dos Ferros e José da Penha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As investigações apontam para irregularidades em contratos de fornecimento de insumos para a rede pública de saúde, envolvendo empresas sediadas no Rio Grande do Norte e prefeituras de outros estados. Documentos da CGU indicam a compra de materiais não entregues, fornecimento inadequado de insumos e sobrepreço de produtos.
Em nota oficial, a defesa do prefeito Allyson Bezerra esclareceu que a operação tem como foco contratos entre municípios do Rio Grande do Norte e empresas de medicamentos, sem envolvimento direto do chefe do Poder Executivo de Mossoró. A defesa expressou confiança no trabalho das autoridades e na presunção de inocência, ressaltando que o prefeito não foi afastado de suas funções.
Para fortalecer os mecanismos de controle e transparência, a prefeitura de Mossoró, em dezembro de 2023, editou o Decreto nº 6.994/2023, tornando obrigatória a utilização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus como sistema oficial de controle de estoque e dispensação de medicamentos no âmbito da Prefeitura de Mossoró.
A Controladoria Geral do Município foi designada para fiscalizar e acompanhar o uso do sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os investigados podem responder por crimes relacionados ao desvio de recursos públicos e fraudes em contratações administrativas. A defesa do prefeito Allyson Bezerra reafirma a confiança no trabalho das autoridades e na presunção de inocência, assegurando que a apuração dos fatos demonstrará a correção da conduta do prefeito.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!