A Polícia Federal (PF) deflagrou, na terça-feira (13 de janeiro de 2025), a Operação Overclean, com o objetivo de investigar suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro. A ação conta com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram expedidos 9 mandados de busca e apreensão, incluindo um contra o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).
Detalhes da Investigação
A investigação, que se estende de 2018 a 2024, ocorreu em cinco estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. A operação visa desarticular uma organização criminosa que teria desviado recursos em contratos superfaturados, originados de licitações fraudulentas de prefeituras, envolvendo o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Liderança da Organização Criminosa
Segundo a investigação, os irmãos Alex e Fábio Parente lideraram a organização criminosa, que teria utilizado propina em dinheiro vivo para cooptar funcionários públicos e direcionar a execução dos contratos.
Perfil do Deputado Félix Mendonça Júnior
Félix Mendonça Júnior, nascido em Itabuna (BA) em 1963, é pedetista e formado em Administração de Empresas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Está em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Relações Internacionais da Câmara, cargo que exerce desde abril de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Trajetória Política
Ao longo de 15 anos na Câmara, Mendonça Júnior exerceu diversas funções no PDT, incluindo vice-líder do partido, líder do partido e vice-líder do bloco formado pelo PDT, Solidariedade, Podemos, PCdoB, Pros, PPS, Avante, Patriota, PV e DC. Ele também participou de comissões permanentes, como a CDE (Comissão de Desenvolvimento Econômico), onde foi presidente de 2023 a 2024, e a CCTI (Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação), que presidiu de 2019 a 2021.
Relações Familiares
É filho do ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-deputado federal Félix Mendonça (1928-2020).
O Poder360 tentou contato com Félix Mendonça Júnior por telefone e e-mail. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.
