Polícia Federal desmantela esquema fraudulento no Farmácia Popular! Operação “Over the Counter” apreende bens milionários em Dourados, João Pessoa e mais. Descubra o esquema que movimentou milhões de reais!
A Polícia Federal, em colaboração com a Receita Federal e a Controladoria Geral da União (CGU), realizou nesta terça-feira (10) uma operação de grande impacto contra fraudes envolvendo o programa Farmácia Popular. A ação, denominada “Over the Counter” (“sobre o balcão” em inglês), teve autorização judicial da 2ª Vara Federal de Dourados (MS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação resultou na busca e apreensão de bens em diversas localidades, incluindo João Pessoa (PB), Pirangi (SP), Carazinho (RS) e Lagoa Santa (MG).
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens. A investigação inicial revelou que a fraude começou em Dourados, onde os criminosos estavam utilizando o nome e CPF de pessoas distintas para simular a venda de medicamentos através do programa Farmácia Popular. Eles então manipulavam o sistema oficial para registrar vendas inexistentes, permitindo que recebessem os valores indevidamente.
O programa Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal que visa facilitar o acesso a medicamentos para a população. Através de parcerias com farmácias privadas, o cidadão pode retirar medicamentos de forma direta, sem a necessidade de passar por Unidades Básicas de Saúde ou farmácias municipais.
O programa oferece uma variedade de medicamentos para tratar diversas condições de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os medicamentos oferecidos pelo programa Farmácia Popular, encontramos tratamentos para hipertensão, asma, diabetes, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associado a doenças cardiovasculares e anticoncepcionais.
Além disso, o programa também disponibiliza absorventes para beneficiárias do programa Dignidade Menstrual. A investigação da Polícia Federal aponta que a organização criminosa operava fraudes em todo o Brasil, movimentando milhões de reais.
Como resultado da operação, foram apreendidos imóveis avaliados em mais de R$ 8 milhões, relacionados a sete empresas e nove pessoas físicas que estavam envolvidas no esquema. As autoridades continuam investigando as ramificações da fraude e buscando identificar todos os participantes do crime.
A operação demonstra o compromisso das autoridades em combater a desestabilização de programas sociais e garantir a segurança da saúde da população.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!