Polícia Federal Alerta para Risco em Projeto de Lei do Deputado Derrite

Polícia Federal alerta para risco de enfraquecimento no combate ao crime organizado devido a mudanças em projeto de lei no Congresso.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Polícia Federal Manifesta Preocupação com Alterações em Projeto de Lei

A Polícia Federal divulgou uma nota nesta segunda-feira (10), expressando sua preocupação com as modificações propostas pelo deputado Guilherme Derrite em um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. O projeto, originado do governo federal, visa o combate ao crime organizado e o fortalecimento das instituições responsáveis por essa luta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comunicado da PF destaca que as alterações introduzidas no texto representam um “risco real de enfraquecimento no combate ao crime organizado”. A polícia argumenta que o projeto original, com o objetivo de endurecer o combate ao crime, está sendo comprometido pelas modificações em discussão no Parlamento.

Em seu parecer, o deputado Guilherme Derrite condiciona as investigações conjuntas da Polícia Federal com forças estaduais sobre crimes relacionados a facções criminosas a um pedido formal do governador. A PF considera que essa exigência pode restringir o alcance das operações investigativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A polícia enfatiza que a alteração, somada à supressão de competências da Polícia Federal, compromete o alcance e os resultados das investigações, representando um retrocesso no enfrentamento aos crimes praticados por organizações criminosas, como corrupção, tráfico de drogas, desvios de recursos públicos e tráfico de pessoas.

Em agosto, a Polícia Federal realizou a maior operação contra o crime organizado no país, que revelou o uso de postos de combustíveis, motéis e empresas de fachada para lavagem de dinheiro em um esquema bilionário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Câmara de Deputados está programando a votação do projeto para esta terça-feira (11). A Polícia Federal acompanha de perto a tramitação do projeto e suas possíveis implicações para o combate ao crime organizado.

Sair da versão mobile