Durante a noite do dia 31, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro implementará um esquema de segurança reforçado nas áreas da orla, abrangendo Copacabana, Barra da Tijuca e Niterói. A operação contará com 300 veículos equipados com tecnologia avançada, incluindo kits de câmeras capazes de realizar reconhecimento facial e leitura automática de placas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo principal é identificar veículos roubados ou com sinais de roubo, além de localizar criminosos procurados pela justiça e agilizar abordagens policiais.
A praia de Copacabana, a mais movimentada durante a noite de réveillon, será dividida em cinco setores, com o objetivo de ampliar as ações de segurança. Policiais do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) também estarão presentes na orla, organizados em grupos de 20 agentes, garantindo a segurança das comemorações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O esquema de segurança incluirá 17 pontos de revista em Copacabana, equipados com detectores de metais, que impedirão a entrada de armas, materiais perfurocortantes ou outros objetos perigosos. A integração entre as tecnologias embarcadas e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) permitirá que alertas sejam acompanhados simultaneamente pelas equipes em campo e pelas salas de monitoramento.
Paralelamente, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro mobilizará 1.500 bombeiros militares em todo o estado. Serão utilizadas 360 viaturas de salvamento, combate a incêndio, ambulâncias, motocicletas, pickups, escadas e plataformas mecânicas, além de 250 embarcações, incluindo barcos de alumínio, lanchas, motos aquáticas e embarcações infláveis avançadas e de resgate.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Três aeronaves também estarão posicionadas estrategicamente para auxiliar nas ações de resgate.
As equipes de combate a incêndio, socorro marítimo, salvamento e atendimento pré-hospitalar estarão posicionadas estrategicamente nas principais áreas de concentração de público. Médicos também tripularão motos aquáticas, garantindo atendimento mais ágil durante a virada do ano.
A operação contará com 170 bombeiros militares, com seis grupos de intervenção rápida – quatro terrestres e dois marítimos – e 20 postos de guarda-vidas ativados ao longo da orla.
