A Polícia Civil de São Paulo surpreendeu os foliões do Carnaval com uma estratégia ousada: policiais civis vestidos como personagens do filme “Meu Malvado Favorito”, os famosos “Minions”, e até mesmo como o vilão “Gru”, atuaram em ações de combate a crimes nos blocos de rua da capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação, que se estendeu desde a noite de domingo (15.fev.2026) até a segunda-feira (16.fev), teve como objetivo principal identificar e prender suspeitos que se aproveitavam da aglomeração para cometer furtos e tráfico de drogas.
A estratégia de atuação, com policiais disfarçados entre os foliões, permitiu que as equipes se infiltrassem e pudessem identificar os suspeitos. Em dois casos, duas mulheres foram presas em flagrante por furto qualificado, sendo um celular recuperado e devolvido à vítima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um segundo telefone, sem identificação, foi apreendido e encaminhado para análise da perícia.
“A atuação à paisana amplia a efetividade das abordagens, permite mapear o modus operandi de grupos criminosos e reduz a possibilidade de fuga em meio ao grande fluxo de pessoas”, afirmou a delegada Sandra Buzati, da divisão da Delegacia de Proteção à Pessoa da Polícia Civil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Prisões e Apreensões
Em outras ações, um homem foi detido no Parque do Ibirapuera sob suspeita de tráfico de drogas. Com ele, os policiais apreenderam um telefone celular, uma máquina de cartão, 54 cigarros com características semelhantes à maconha, cerca de 100 ml de um líquido com características de lança-perfume, além de porções de skunk e maconha, e dinheiro em espécie.
O detido e os materiais foram encaminhados ao 16º Distrito Policial, na Vila Clementino.
A Polícia Civil utiliza o programa SP Mobile para triagem dos equipamentos, cruzando dados das operadoras com boletins de ocorrência, visando identificar os proprietários e providenciar a devolução às vítimas.
Resultados da Operação Carnaval 2026
Com essas ações, a Operação Carnaval 2026 já contabiliza 47 prisões e a recuperação de mais de 70 celulares nos dois primeiros fins de semana de festividades. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, foram apreendidos 32 e 8 celulares, respectivamente, em diferentes pontos da capital.
A estratégia, implementada desde 2023, tem apresentado resultados expressivos, contribuindo para uma festa de Carnaval mais tranquila e segura para os foliões de São Paulo.
