Polícia Ambiental desarticula esquema de fabricação ilegal de balões em operação

Polícia Ambiental desarticula operação de fabricação ilegal de balões com 31 mandados de busca. Investigação complexa apura rede de produção e divulgação.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Operação Bancada Desarticlada em Investigação de Fabricação Ilegal de Balões

Na manhã de terça-feira, 25, a Polícia Ambiental executou a Operação Bancada, uma ação considerada a maior realizada no estado para combater a fabricação e soltura ilegal de balões. A operação é fruto da parceria com outras forças policiais, com foco no combate a crimes cibernéticos e na atuação de influenciadores digitais que promoviam a prática através das redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A investigação, que se estendeu por seis meses, identificou os principais responsáveis pela confecção, soltura e recuperação de balões de grande porte, além de indivíduos envolvidos na produção de conteúdo que normalizava e divulgava a atividade criminosa.

A investigação revelou uma rede complexa de pessoas ligadas à produção e promoção dos balões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trinta e um mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta manhã. Os suspeitos estão sendo investigados por sua ligação direta com a produção de novos balões, a soltura dos artefatos e a rede de páginas e influenciadores que lucravam com a promoção e monetização dos conteúdos relacionados à prática.

Como parte das medidas judiciais, as contas bancárias dos investigados foram bloqueadas e toda e qualquer divulgação relacionada à atividade foi suspensa, sob determinação do Ministério Público. A fabricação, armazenagem, transporte ou soltura de balões é crime, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais, podendo causar incêndios urbanos e florestais, acidentes aéreos e danos ambientais graves, colocando em risco a vida de pessoas em áreas urbanas e rurais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

As autoridades reforçam o compromisso de proteger a população e preservar a fauna e a flora diante de práticas que representam ameaças diretas à segurança pública e ao meio ambiente.

Sair da versão mobile