Debate sobre PL da Dosimetria reacende na Câmara com convergência entre oposição e PL sobre redução de penas. Relator do PL não inclui ex-presidente (PL) em proposta
O presidente da Câmara dos Deputados, em declarações de segunda-feira, 17 de novembro de 2025, anunciou que o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria voltará a ser discutido na Casa em breve. A iniciativa, que visa regulamentar a aplicação de penas, tem gerado intensos debates no Congresso Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é que os líderes da Câmara avaliem novas propostas e posicionamentos em relação ao tema.
Motta, presidente da Câmara, afirmou que tanto a oposição quanto o Partido Liberal (PL) têm demonstrado abertura para uma redução de penas para os envolvidos no episódio do 8 de janeiro. Essa convergência de ideias sugere que o projeto de lei poderá ser reformulado para incluir medidas de mitigação das punições.
O relator do projeto, um parlamentar do Solidariedade (SP), ainda não apresentou o relatório final. No entanto, em 19 de setembro, ele já indicou que a proposta não contemplará individualmente o ex-presidente (PL), que enfrenta uma condenação de 27 anos e 3 meses de prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Pesquisas recentes, como uma realizada pelo Ranking dos Políticos em 13 de novembro, revelam um cenário pessimista em relação à aprovação do PL. A maioria dos senadores (48,2%) e deputados (36,5%) acredita que nenhuma medida relacionada ao tema será aprovada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, uma parcela menor dos parlamentares – 13,1% dos deputados e 3,7% dos senadores – ainda vê possibilidade de aprovação do projeto em 2025 ou 2026.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!