PIS/PASEP 2026: Dicas para Garantir o Seu Abono Salarial
Muitos trabalhadores que têm direito ao PIS/Pasep de 2024 podem se surpreender ao verificar o saldo em fevereiro. Problemas simples e questões contratuais podem impedir o recebimento do benefício. Se você espera receber até um salário mínimo em 2026, fique atento a alguns pontos importantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dicas Essenciais para Receber o Abono
Evite erros comuns que podem bloquear o seu direito ao PIS/PASEP. Confira as seguintes dicas:
- Não trabalhe para pessoa física: O principal erro é ser contratado diretamente por um indivíduo, como empregados domésticos, babás ou motoristas particulares. O abono salarial é destinado apenas a trabalhadores contratados por empresas (Pessoa Jurídica).
- Verifique o eSocial/RAIS: Empresas podem esquecer de enviar as declarações de seus funcionários ou cometer erros no registro do CPF. Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e confirme se o seu vínculo de 2024 foi devidamente registrado. A ausência da informação pode impedir o recebimento do benefício.
- Limite de média salarial: O governo calcula o abono com base na média salarial do ano-base. Se sua média de ganhos em 2024 ultrapassar R$ 2.825,00 (um salário mínimo acima do limite estabelecido), o valor do abono pode ser cortado.
- Mantenha seus dados atualizados: Alterações no nome (casamento, divórcio) que não foram devidamente comunicadas à Caixa ou divergências no nome da mãe no CadÚnico e no CPF podem gerar a suspensão do pagamento devido a “conflito de dados”.
Jamille Novaes é redatora e analista de políticas públicas no FDR, especializada na simplificação de normas complexas do Governo Federal. Graduada em Letras Vernáculas pela UESB, Utiliza sua expertise em exegese e interpretação de textos normativos para traduzir legislações de finanças e previdência em guias práticos para o cidadão brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
