Pirelli define compostos para Fórmula 1 a partir de 2026, com C1 a C5. Testes em Cidade do México validam estratégia de corrida.
A Pirelli anunciou oficialmente os compostos de pneus que estarão disponíveis na Fórmula 1 a partir de 2026. Uma das principais mudanças é a exclusão do composto C6, que teve sua introdução no início da temporada. O C6 estreou em maio e foi utilizado em mais três etapas subsequentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi tomada após testes que indicaram uma performance similar ao C5.
Após uma análise final na sessão de testes em Cidade do México, com a aprovação da FIA, a Pirelli estabeleceu os compostos homologados, a serem divulgados em 15 de dezembro. A data finalização foi em 1º de setembro, considerando as alterações impostas pelo novo regulamento que entrará em vigor em 2026.
A complexidade dos testes foi ampliada devido à impossibilidade de testar os pneus em carros reais de 2026, que utilizarão pneus de 18 polegadas, mais estreitos que os atuais. A Pirelli buscou equilibrar a estratégia de corrida, garantindo uma diferença de desempenho entre os compostos.
A gama de pneus de pista seca será composta por cinco tipos: C1 (mais duro), C2, C3, C4 e C5 (o mais macio). A empresa afirmou que avaliou dados de testes recentes, que mostraram uma diferença de tempo mínima entre os protótipos C5 e C6, sem oferecer vantagens significativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um teste final está agendado para 9 de dezembro, logo após o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina. O teste será conduzido pelos pilotos titulares em um carro-mula, com a participação de jovens pilotos em carros de 2025, equipados com os pneus atuais.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!