Pirelli Define Limite de Uso de Pneus para GP do Catar
A Pirelli, fabricante de pneus para a Fórmula 1, anunciou que cada conjunto de pneus utilizado no Grande Prêmio do Catar, em 30 de novembro, terá um limite de 25 voltas. A decisão foi tomada em razão da preocupação com a durabilidade dos compostos, visando garantir a segurança dos pilotos durante a corrida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acordo foi estabelecido em conjunto com a Fórmula 1 e as equipes participantes. Em uma corrida com 57 voltas, a regra obriga que todos os carros realizem pelo menos dois pit stops para troca de pneus.
Na sprint race, que acontecerá no sábado (16), não haverá a necessidade de troca de pneus, seguindo o procedimento já tradicional. A sprint race conta com 19 voltas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Pirelli justificou a medida com base em uma análise dos pneus utilizados em 2024, destacando que o desgaste excessivo, especialmente nos pneus dianteiros esquerdos, representava um risco. A alta carga lateral aplicada aos pneus contribuiu para a fadiga da estrutura do composto.
Diferentemente do que ocorreu no Catar em 2023, quando o limite de utilização já havia sido definido, a Pirelli alterou a estratégia. Na edição de 2023, o formato das zebras, utilizadas para marcar a pista, causava microfissuras na estrutura dos pneus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
As voltas realizadas nos treinos livres 1, classificação da sprint, sprint race e classificação para a corrida principal também são consideradas na vida útil estipulada pela Pirelli, assim como as voltas feitas sob safety car ou VSC. Voltas realizadas até o grid, voltas de formação e voltas após a bandeira quadriculada não contam.
Antes do início da corrida, a Pirelli informará as equipes sobre a vida útil de cada jogo de pneus disponível para os pilotos. Nos finais de semana de sprint, cada piloto receberá 12 jogos de pneus de pista seca – dois duros, quatro médios e seis macios.
A disponibilidade dos pneus no domingo dependerá da estratégia do piloto e de sua posição em cada classificatório.
No Catar, a Pirelli disponibilizará seus três compostos mais duros – C1 (duro), C2 (médio) e C3 (macio).
