Em 2026, conforto, autenticidade e otimismo ditam tendências em consumo, aponta relatório da plataforma. Dados revelam busca por rituais e personalização no Pinterest, ideal para empreendedores customizarem produtos e serviços para o público feminino
Em 2026, o conforto, a autenticidade e uma visão otimista serão os principais caminhos para lidar com o excesso de estímulos do cotidiano e das redes sociais, conforme aponta um relatório anual da plataforma. Embora os insights mostrem como as pessoas devem se expressar pela moda, decoração e beleza, além das preferências gastronômicas, os dados sobre os próximos meses podem ajudar a empreendedores customizar seus produtos e serviços especialmente para o público feminino — os principais usuários da plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A navegação por temas, estilos e ideias no Pinterest permite observar com agilidade quais formatos, cores, conceitos e soluções ganham destaque em nichos específicos. Essa dinâmica atua como uma espécie de pesquisa de mercado visual constante, útil para mapear padrões de consumo, identificar demandas recorrentes e reconhecer áreas com potencial ainda pouco explorado.
Segundo o relatório, as pessoas se apoiarão em 21 previsões que focam na exploração pessoal de três formas principais: Conforto emocional e senso de pertencimento: 55% dos entrevistados no levantamento global afirmam que o conforto é uma necessidade essencial no dia a dia, com destaque para a busca por rituais de alívio, memórias nostálgicas e espaços de segurança emocional.
Curadoria e expressão individual: 42% dos participantes da pesquisa dizem seguir apenas tendências que refletem sua identidade ou metas pessoais, demonstrando uma adesão seletiva e mais intencional às novidades. Otimismo realista: Com menor perspectiva de longo prazo, a maioria dos consumidores afirma que não consegue planejar ou imaginar um futuro para além dos próximos dois anos.
Essa limitação temporal impulsiona o escapismo e reforça a importância de viver o presente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relatório destaca que a plataforma Pinterest evoluiu de rede social de inspirações visuais para um ambiente de compras online. Com mais de 600 milhões de usuários mensais, a plataforma se destaca pelo seu potencial de estimular desejos e decisões, por meio de suas ferramentas de pesquisa. A confiabilidade do Pinterest está atrelada ao elevado grau de assertividade das previsões dos relatórios.
Conseguimos antecipar comportamentos com um alto nível de precisão: 90% das tendências que previmos em Pinterest Predicts 2025 realmente aconteceram e, olhando para os últimos seis anos, 88% de nossas previsões se concretizaram. Isso permite que marcas — de pequenos negócios a grandes varejistas — planejem coleções, sortimentos, conteúdo e comunicação com antecedência, apostando em tendências mais duradouras, menos voláteis e diretamente conectadas à intenção de compra.
O relatório enfatiza que a tendência de “Curadoria e expressão pessoal” significa para as empresas a chance de convidar os consumidores para experiências mais personalizadas. Quase metade dos entrevistados globalmente diz que só participa de tendências que se encaixam com suas identidades e desejos.
Isso muda a lógica: em vez de uma estética pronta, as marcas precisam oferecer “plataformas” de expressão pessoal – produtos, serviços e ambientes que as pessoas possam combinar, customizar e reinterpretar como preferirem.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!